A grande maioria das atrações de que Viana do Castelo dispõe estão situadas no centro da cidade, muito perto umas das outras. Por esta razão, aconselha-se andar a pé ou de bicicleta.
O local de início deste roteiro será junto à estátua do Manel e Maria, à beira da estação de caminho de ferro de Viana do Castelo. A partir daqui, e com a extensa Avenida dos Combatentes da Grande Guerra pela frente, pode o turista observar a artéria principal da cidade, com o rio Lima como pano de fundo.
Começamos por virar logo à esquerda, passando pelo Antigo Convento de Sant’Ana (Igreja da Caridade) e seguindo em frente temos o belíssimo Teatro Municipal Sá da Bandeira.
Igreja da Caridade |
Regressando um pouco atrás, na primeira à esquerda, deparamo-nos com a Casa dos Condes de Carreira (Monumento Nacional), atual edifício da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Adiante temos uma das praças mais famosas da cidade, a Praça da República.
Praça da República |
É nesta Praça onde convergem as várias artérias da cidade, sendo considerada o centro histórico da cidade. Aqui várias são as atrações, desde o Chafariz (Monumento Nacional), passando pelo edifício da Misericórdia, até ao edifício dos Antigos Paços do Concelho (Monumento Nacional). Nas traseiras deste edifício pode ser visto o Portal de Mexia Galvão. É também nesta emblemática praça que está o Museu do Traje, local onde são exibidos os típicos trajes “à vianesa”, peculiares pelas suas formas, cores e desenhos. Aproveite para o visitar.
![]() Museu do Traje |
A partir desta praça podemos seguir por diversos caminhos, não fosse, como referido anteriormente, o centro da cidade. Seguindo pela rua da Picota, lateral, à esquerda do Museu do Traje, corta-se à esquerda e deparamo-nos com a Praça da Erva, local onde se encontra o edifício do Hospital Velho (séc. XV), atual Posto de Turismo da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Era aqui, o local de paragem dos muitos peregrinos que se deslocavam a Santiago de Compostela.
![]() Hospital Velho |
Seguindo o nosso passeio, pela rua do Hospital Velho até ao final, cortando-se à direita em direção à Avenida da Liberdade, deparamo-nos com a Casa do Nichos - Núcleo Museológico de Arqueologia. Após esta paragem, onde podemos reaprender alguma história da evolução das civilizações, siga até à Avenida dos Combatentes e siga na direção do rio Lima, até à Praça da Liberdade.
![]() Praça da Liberdade |
Nesta praça, pode ser observado um monumento de elevado simbolismo histórico para os portugueses (representativo da Revolução dos Cravos), assim como aproveitar a beleza da paisagem. E como a fome já aperta, pode optar por almoçar num dos diversos restaurantes da zona, aproveitando as iguarias mais típicas de Viana; o bacalhau, o polvo assado, o cabrito, os rojões, entre outras, acompanhadas do Vinho Verde da região.
Após o almoço sugere-se um passeio junto ao rio Lima, em direção ao jardim público e ao jardim da Marina, onde as crianças se podem deliciar com os inúmeros carrosséis disponíveis, enquanto os mais graúdos tiram fotografias com o Templo de Santa Luzia ou a ponte Eiffel, como pano de fundo. Após este “intervalo” podemos regressar para trás, passando de novo pela Praça da Liberdade e pelo recém-inaugurado Centro Cultural de Viana do Castelo, seguindo na direção do famoso Navio Hospital Gil Eannes.
![]() Navio Hospital Gil Eannes |
Aqui podemos disfrutar de um navio que em tempo auxiliou as embarcações de bacalhoeiros que laboravam no norte da Europa. Com isto, regressamos à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, cortando na rua Manuel Espregueira, seguindo na direção do Museu de Artes Decorativas.
![]() Museu de Artes Decorativas |
Após a visita ao referido museu, o qual possui uma mais significativas coleções de faiança das existente em Portugal, regressamos pela mesma rua, na direção do nosso ponto de partida. Aqui, atravessando a linha férrea, deparando-nos com o Funicular de Santa Luzia (viagem de funicular mais longa de todo o país). Subimos o Monte de Santa Luzia, apreciando a paisagem, composta pelo Rio Lima, o Oceano Atlântico e as montanhas. Chegados ao topo conheça o belo Templo-Monumento de Santa Luzia, cartão-de-visita da cidade.
![]() Templo Monumento de Santa Luzia |
Aqui temos uma das mais belas paisagens do mundo. Terminada a visita ao Templo, descemos novamente no Funicular, regressando ao ponto de partida, onde o Manel e Maria continuam, ilustrativamente, a desempenhar o papel do folclore.
![]() Vista panorâmica do Monte de Santa Luzia |
Ficheiro KML
Para visualizar este ficheiro deverá ter instalado o Google Earth. Para instalar clique aqui
Para saber mais sobre os Monumentos de Viana do Castelo Clique aqui