Página Inicial > Roteiro Cultural

Roteiro Cultural

A grande maioria das atrações de que Viana do Castelo dispõe estão situadas no centro da cidade, muito perto umas das outras. Por esta razão, aconselha-se andar a pé ou de bicicleta.

O local de início deste roteiro será junto à estátua do Manel e Maria, à beira da estação de caminho de ferro de Viana do Castelo. A partir daqui, e com a extensa Avenida dos Combatentes da Grande Guerra pela frente, pode o turista observar a artéria principal da cidade, com o rio Lima como pano de fundo. 
Começamos por virar logo à esquerda, passando pelo Antigo Convento de Sant’Ana (Igreja da Caridade) e seguindo em frente temos o belíssimo Teatro Municipal Sá da Bandeira.


Igreja da Caridade

Regressando um pouco atrás, na primeira à esquerda, deparamo-nos com a Casa dos Condes de Carreira (Monumento Nacional), atual edifício da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Adiante temos uma das praças mais famosas da cidade, a Praça da República.


Praça da República

É nesta Praça onde convergem as várias artérias da cidade, sendo considerada o centro histórico da cidade. Aqui várias são as atrações, desde o Chafariz (Monumento Nacional), passando pelo edifício da Misericórdia, até ao edifício dos Antigos Paços do Concelho (Monumento Nacional). Nas traseiras deste edifício pode ser visto o Portal de Mexia Galvão. É também nesta emblemática praça que está o Museu do Traje, local onde são exibidos os típicos trajes “à vianesa”, peculiares pelas suas formas, cores e desenhos. Aproveite para o visitar.


Museu do Traje

A partir desta praça podemos seguir por diversos caminhos, não fosse, como referido anteriormente, o centro da cidade. Seguindo pela rua da Picota, lateral, à esquerda do Museu do Traje, corta-se à esquerda e deparamo-nos com a Praça da Erva, local onde se encontra o edifício do Hospital Velho (séc. XV), atual Posto de Turismo da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Era aqui, o local de paragem dos muitos peregrinos que se deslocavam a Santiago de Compostela.


Hospital Velho

Seguindo o nosso passeio, pela rua do Hospital Velho até ao final, cortando-se à direita em direção à Avenida da Liberdade, deparamo-nos com a Casa do Nichos - Núcleo Museológico de Arqueologia. Após esta paragem, onde podemos reaprender alguma história da evolução das civilizações, siga até à Avenida dos Combatentes e siga na direção do rio Lima, até à Praça da Liberdade.


Praça da Liberdade

Nesta praça, pode ser observado um monumento de elevado simbolismo histórico para os portugueses (representativo da Revolução dos Cravos), assim como aproveitar a beleza da paisagem. E como a fome já aperta, pode optar por almoçar num dos diversos restaurantes da zona, aproveitando as iguarias mais típicas de Viana; o bacalhau, o polvo assado, o cabrito, os rojões, entre outras, acompanhadas do Vinho Verde da região. 
Após o almoço sugere-se um passeio junto ao rio Lima, em direção ao jardim público e ao jardim da Marina, onde as crianças se podem deliciar com os inúmeros carrosséis disponíveis, enquanto os mais graúdos tiram fotografias com o Templo de Santa Luzia ou a ponte Eiffel, como pano de fundo. Após este “intervalo” podemos regressar para trás, passando de novo pela Praça da Liberdade e pelo recém-inaugurado Centro Cultural de Viana do Castelo, seguindo na direção do famoso Navio Hospital Gil Eannes.


Navio Hospital Gil Eannes

Aqui podemos disfrutar de um navio que em tempo auxiliou as embarcações de bacalhoeiros que laboravam no norte da Europa. Com isto, regressamos à Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, cortando na rua Manuel Espregueira, seguindo na direção do Museu de Artes Decorativas.


Museu de Artes Decorativas

Após a visita ao referido museu, o qual possui uma mais significativas coleções de faiança das  existente em Portugal, regressamos pela mesma rua, na direção do nosso ponto de partida. Aqui, atravessando a linha férrea, deparando-nos com o Funicular de Santa Luzia (viagem de funicular mais longa de todo o país). Subimos o Monte de Santa Luzia, apreciando a paisagem, composta pelo Rio Lima, o Oceano Atlântico e as montanhas. Chegados ao topo conheça o belo Templo-Monumento de Santa Luzia, cartão-de-visita da cidade.


Templo Monumento de Santa Luzia

Aqui temos uma das mais belas paisagens do mundo. Terminada a visita ao Templo, descemos novamente no Funicular, regressando ao ponto de partida, onde o Manel e Maria continuam, ilustrativamente, a desempenhar o papel do folclore.


Vista panorâmica do Monte de Santa Luzia


Ficheiro KML
Para visualizar este ficheiro deverá ter instalado o Google Earth. Para instalar clique aqui

Para saber mais sobre os Monumentos de Viana do Castelo Clique aqui