Página Inicial > Áreas de Ação > Ambiente > Estratégia...climáticas

Estratégia Municipal de adaptação às alterações climáticas

PREFÁCIO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aderiu ao projeto ClimAdaPT.Local com o objetivo de preparar o Município para as consequências das alterações climáticas.

Este projeto, ao permitir aos municípios elaborar estratégias locais que permitem avaliar os riscos e dar respostas para as futuras alterações climáticas como inundações, seca, ondas de calor e incêndios florestais, tornou-se numa excelente ferramenta na política ambiental que esta autarquia tem vindo a fomentar.

Isto porque, numa altura em que as previsões apontam para o aquecimento, para modificações na precipitação, para alterações meteorológicas extremas e para a subida do nível do mar, torna-se fundamental acautelar o futuro.

Este Plano é, pois, relevante enquanto instrumento estratégico para o concelho de Viana do Castelo, ao permitir a antecipação dos efeitos das alterações climáticas para que possamos desencadear ações de adaptação adequadas com a participação dos diversos atores, nos vetores estratégicos da biodiversidade, florestas, agricultura, recursos hídricos, zonas costeiras, energia, turismo e saúde humana, permitindo ao nível local beneficiar o nível de bem-estar, segurança dos munícipes.

Este plano é igualmente o corolário de um trabalho e empenho de uma equipa à qual deixo aqui o meu agradecimento pessoal e institucional, na certeza de que estamos perante uma instrumento de trabalho que nos irá preparar para as alterações climáticas futuras.

 

O Presidente da Câmara Municipal
José Maria Costa

Causas e consequências das alterações climáticas

Alterações Climáticas: A Urgência de Agir!

Ação climática da UE (PT)


A UE e a adaptação às alterações climáticas (PT)


Acordo de Paris: o mundo une-se para lutar contra as alterações climáticas

Alterações climáticas: perceber o clima presente, modelar o clima passado e antever o clima futuro


Objetivos da UE para 2030 em matéria de clima e energia


"Adapting to a changing climate" - Portuguese version