Viana do Castelo garante 2,754 milhões de euros para expansão de redes de saneamento que beneficia 1.273 habitantes

Viana do Castelo acaba de garantir financiamento para expansão de redes de saneamento na União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã, numa empreitada que vai beneficiar 1.273 habitantes de 559 habitações. A expansão das redes será de 17,6 quilómetros, numa empreitada de 2,754 milhões de euros, comparticipada em 1,010 milhões de euros.
Estas obras irão beneficiar a população com a melhoria dos serviços básicos de saneamento, promovendo a diminuição da poluição urbana nas massas de água, melhorando um serviço que se reconhece como sendo um direito humano.
O financiamento acontece no âmbito da AdAM – Águas do Alto Minho, que acaba de receber decisão favorável para atribuição de 5 milhões de euros para expansão de redes de saneamento na sua área de intervenção. O investimento global atingirá um valor de 8 milhões de euros e implicará a construção de 72 km de rede de saneamento em todos nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
O financiamento foi garantido no âmbito do aviso convite N.º 05/REACT – EU/2021 inserido no Eixo VII– REACT-EU do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), um instrumento de reforço da Política de Coesão criado pela Comissão Europeia e que visa promover a recuperação da crise e das respetivas consequências sociais, fruto da pandemia por COVID-19, bem como a preparação da recuperação ecológica, digital e resiliente da economia.
Os serviços básicos de saneamento são um pilar fundamental para a sustentabilidade, proteção do meio ambiente e dos recursos naturais da Região do Alto Minho, contribuindo fortemente para a qualidade da água dos rios, das praias, do oceano e para o futuro de todos.