Viana do Castelo dá primeiros passos de geminação com Colombes

O Vereador da Cultura da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, visitou, no passado fim-de-semana, Colombes, em França, para os primeiros passos da geminação entre Viana do Castelo e a localidade situada na região administrativa da Ilha-de-França, nos arredores de Paris.
Durante a visita, Manuel Vitorino reuniu na Câmara Municipal de Colombes com o Presidente da Câmara Municipal Patrick Chaimovitch e com o Vereador da Cooperação internacional, Adda Bekkouche. O responsável teve, assim, oportunidade de se encontrar com técnicos de apoio às associações colombenses e com o Gabinete da Cooperação Internacional para troca de informações sobre a geminação.
O vereador vianense marcou ainda presença na sessão inaugural da Festa da Cereja, que aconteceu em frente ao edifício da Câmara Municipal de Colombes, e que contou a presença de inúmeros cidadãos e associações locais.
Diz-se que há uma geminação quando duas cidades decidem unir-se através de um protocolo oficial, para levar a termo ações de intercâmbio nos mais diversos sectores de interesse comum. O primeiro objetivo de uma geminação é o conhecimento mútuo e a realização de atividades que materializam esta vontade.
De recordar que Viana do Castelo tem, neste momento, geminações e relações de cooperação com Cabedelo (Paraíba, Brasil), Igarassu (Pernambuco, Brasil), Hendaye (França), Porto Seguro (Brasil), Itajaí (Brasil), Lugo (Espanha), Lancaster (Reino Unido), Ziguinchor (Senegal), Cacheu (Guiné-Bissau), Riom (França), Aveiro (Portugal), Matola (Moçambique), Alagoas (Brasil), Viana Maranhão (Brasil), Rio de Janeiro (Brasil) e com a Associação de Municípios da Ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e Pessac (França).






