Secretário de Estado da Agricultura reuniu com executivo municipal e visitou exploração em Viana do Castelo
O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, reuniu ontem com o executivo municipal para abordar diversos projetos em desenvolvimento. Na ocasião, o autarca Luís Nobre aproveitou para dar nota do ponto de situação do PIERACA – Plano de Intervenção no Espaço Rústico para Afife, Carreço e Areosa (PIERACA).
O plano, que prevê uma intervenção em 900 hectares de terrenos agrícolas nas três freguesias, pretende dar aos agricultores daquelas freguesias o potencial que ali está concentrado, para que possa ser mais rentável, quer para as suas famílias, quer para o concelho, quer ainda para a economia nacional.
O plano retomou um processo de emparcelamento das veigas daquelas três freguesias iniciado em 1989, e que está desajustado nos seus objetivos e funções face à atualidade. Os 900 hectares da veiga daquelas três freguesias estão integrados no Plano Diretor Municipal (PDM) e no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC). Com o PIER, aquela área poderá vir a ser dinamizada com os fundos do Portugal 2021.
Posteriormente, Rui Martinho visitou a Aromáticas Vivas, empresa classificada como o maior produtor nacional de ervas aromáticas frescas. A Aromáticas Vivas foi fundada em 2009 com o objetivo de ser, em Portugal, a maior e mais inovadora produtora de ervas aromáticas frescas. Conta, atualmente, com uma área de produção superior a 40.000 m2, produzindo e comercializando uma variada gama de ervas aromáticas em vaso e cortadas ao longo de todo o ano.