Projetos municipais de incentivo à prática desportiva nas escolas mobilizam mais de 4.200 alunos
Foram assinados os protocolos com os clubes e associações de Viana do Castelo que permitem ao Município desenvolver os projetos educativos Náutica nas Escolas, Náutica para Todos e Natação nas Escolas do 1º CEB, que vai envolver mais de 4.200 alunos vianenses. A assinatura dos protocolos contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, do Vereador do Desporto, Ricardo Rego, do Vereador da Educação, Manuel Vitorino, bem como dos dirigentes dos clubes e entidades envolvidos nos diferentes projetos.
Na sessão, o autarca vianense agradeceu a participação e o contributo dos clubes nos projetos educativos. Luís Nobre reconheceu o trabalho já efetuado e referiu que esta experiência serviu de mote e de elemento mobilizador para a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto em 2023, na qual os clubes assumem um papel determinante.
Para o edil, os desafios passam pela consolidação dos projetos, que são exemplo de boas práticas desportivas e de incentivo de estilos de vida saudável dentro e fora do concelho e do país.
Recorde-se que, no âmbito do projeto Náutica nas Escolas, o Município, os agrupamentos escolares e quatro clubes desenvolvem os desportos náuticos nas escolas básicas e secundárias do concelho, envolvendo no presente ano letivo 1.900 estudantes dos diversos agrupamentos escolares. A autarquia tem mantido a promoção das atividades náuticas conjuntamente com escolas e os clubes náuticos Clube de Vela de Viana do Castelo, Darque Kayak Club, VRL – Viana Remadores do Lima e Surf Clube de Viana para assegurar o desenvolvimento das modalidades em meio escolar, nos Centros Náuticos da Canoagem, Remo, Vela e Centro de Alto Rendimento do Surf, integradas no currículo da disciplina de educação física.
A Câmara Municipal firmou ainda protocolo com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo para promoção do projeto Náutica para Todos, perspetivando a inclusão nas atividades curriculares na expressão físico motora, da natação no 1º CEB e da náutica na disciplina de educação física, no 2º e 3º ciclos, adaptadas, em todos os estabelecimentos de educação e ensino dos agrupamentos, proporcionando aos alunos portadores de incapacidade e deficiência a prática incluída na respetiva aula. Em causa, para 2021/2022, estão 52 alunos de turmas do ensino básico de seis agrupamentos escolares.
Outro projeto em desenvolvimento é o da Natação nas Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico, que possibilita que todos os alunos tenham acesso ao ensino da natação, numa atividade integrada nos currículos, graças a uma colaboração com a Escola Desportiva de Viana e o Viana Natação Clube. No presente ano letivo a iniciativa abrange 2.260 alunos, de 121 turmas de 45 escolas vianenses.