Presidente da Câmara considera IPVC “projeto sólido da coesão territorial e social” nos 36 anos da instituição

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou este domingo presença nas comemorações do 36º aniversário do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), tendo considerando que este “é um projeto sólido de coesão territorial e social do concelho e do distrito”, lembrando as diversas parcerias estabelecidas entre o município e a instituição de ensino superior nas mais diversas áreas.
Luís Nobre referiu que o IPVC tem sido parceiro da autarquia “na criação de novos projetos, no apoio às empresas e instituições e também na dinamização do tecido social, económico e cultural”.
O edil vianense deu como exemplo projetos recentes intergeracionais, que abrangem desde a infância à terceira idade, bem como o aproveitamento de oportunidades, como a Economia Azul, através do contrato de comodato que permitiu avançar como a criação do Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados – DataCoLAB, numa parceria que vai permitir criar perto de 150 empregos qualificados, agregando competências e estabelecendo sinergias.
O Município de Viana do Castelo pretende também apoiar a nova residência universitária do IPVC, que deverá ter até 400 camas e cuja localização está prevista para os terrenos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, junto à Praia Norte.
O responsável recordou ainda que esta tem sido uma parceria profícua. No Desporto, a Câmara e o Politécnico assinaram um protocolo de colaboração para unir esforços com o objetivo de trazer as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2023 para Viana do Castelo.
No que toca à Coesão Social, recentemente alunos e docentes do IPVC desenvolveram, em parceria com a autarquia, a Viana + Acessível, uma APP que visa facilitar a mobilidade para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, de forma permanente ou temporária.
Para Luís Nobre, o IPVC tem crescido ao longo dos anos e o território tem acompanhado esse crescimento, realçando, assim, que este é o maior projeto de coesão territorial e social do distrito.
O IPVC é uma instituição de Ensino Superior Público que integra 6 Unidades Orgânicas orientadas para projetos de ensino – as Escolas Superiores – e 3 Unidades Funcionais – Serviços de Ação Social (SAS), Biblioteca e Unidade de Gestão de Projetos (UGP). O Politécnico integra, assim, a Escola Superior de Educação (ESE), a Escola Superior Agrária (ESA), Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE), Escola Superior de Saúde (ESS), e ainda Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL).
Contando com cerca de 5.000 alunos, o IPVC, nas seis escolas, ministra 28 licenciaturas, 40 mestrados, 34 CTESP e outras formações de caráter profissionalizante.





