Skip to main content

Grelha de Notícias – 1

Viana do Castelo oficializa adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Viana do Castelo oficializa adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Em plena Semana Europeia da Mobilidade, Viana do Castelo oficializou a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Teles, firmaram hoje o protocolo de adesão do município vianense a esta rede nacional que conta já com 45 aderentes. De acordo com o protocolo, são objetivos desta rede reforçar as condições de caminhabilidade na cidade, vila e demais lugares habitados; melhorar a qualidade de vida urbana; enriquecer as sociabilidades; melhorar os parâmetros de saúde pública; universalizar a utilização do espaço público para todos; melhorar o comércio local através de centros comerciais ao ar livre; beneficiar a economia circular; diminuir a emissão de gases poluentes; incrementar a intermodalidade; aumentar a segurança da circulação pedonal e viária; formar técnicos para a abordagem específica e transversal; sensibilizar a população para os benefícios da caminhabilidade; colaborar e cooperar com todas as entidades públicas e privadas que desenvolvem ações nesta matéria. Na sessão de apresentação da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, a Vereadora da Mobilidade, Fabíola Oliveira, indicou que “este momento é um marco” já que “participar nesta rede é extremamente importante pelo tema da mobilidade e pelo facto de podermos partilhar com outras cidades projetos, ideias e experiências”. “O nosso grande objetivo é tornar a cidade mais sustentável e viável para o peão”, assegurou, antes de hastear a bandeira da Rede de Cidades e Vilas que Caminham na Câmara Municipal de Viana do Castelo. Já a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assegurou que, em Portugal, a rede conta já com 45 assinaturas e que, em Espanha, a congénere já conta com mais de uma centena de cidades e vilas. “Esta é uma causa coletiva, mas que também tem de ser tratada por todos nós, de forma individual”, frisou Paula Teles. Promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a Rede de Cidades e Vilas que Caminham pretende promover ações, iniciativas e projetos que fomentem a caminhabilidade e a mobilidade pedonal em Portugal.
21 de Setembro de 2023
Viana do Castelo junta-se à Semana Europeia do Desporto com programação intensa

Viana do Castelo junta-se à Semana Europeia do Desporto com programação intensa

Viana do Castelo promove, de 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, cimentando a aposta no slogan #BeActive. A nona edição desta iniciativa, que integra ações de promoção de atividades físicas, inclui as cerimónias de abertura e encerramento das comemorações nacionais na Cidade Europeia do Desporto 2023. Dia 23 de setembro, sábado, das 15h00 às 18h00 será promovido o BeActive em Família, no Jardim da Marina, com o Playday Família, ténis de mesa, voleibol, badminton, matraquilhos, teqball, salto de paraquedas e corrida noturna com lanternas. A abertura oficial BeActive acontece às 20h30 e a Corrida BeActive Night está agendada para as 21h00. Pode fazer a sua inscrição (gratuita) www.runporto.com e ganhar uma lanterna até ao dia da prova. A 24 de setembro, o Desporto Outdoor será o foco, com experiência de remo e/ou vela e gincana de bicicleta nos centros náuticos e na Praça da Liberdade. Já no dia 25, o Desporto Urbano estará em destaque, com aula de grupo no parque de estacionamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo agendada para as 16h00. A 26 de setembro, o Desporto Inclusivo será o mote das comemorações, entre as 9h30 e as 11h30, com o Prémio Desporto + Acessível a dinamizar atividades de voleibol adaptado e boccia no Pavilhão Municipal Santa Maria Maior A 27 de setembro, o Desporto Sénior será o destaque, das 10h00 às 11h00, na Piscina do Atlântico, com aula hidro sénior. Dia 28, das 15h00 às 17h30, o IV Fórum Nacional DPT acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda. Dia 29, Dia Mundial do Coração, celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, no Centro Académico do IPVC, com uma aula de total training. A 30 de setembro, encerram as comemorações com o Dia Europeu do Professor de Educação Física, que acontece entre Antigos Paços do Concelho e Jardim da Marina, contando com a cerimónia oficial “Não há educação sem educação física”. Recorde-se que a Comissão Europeia lançou a Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro. Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.
21 de Setembro de 2023
Museus municipais e Elevador de Santa Luzia gratuitos para celebrar Dia Mundial do Turismo

Museus municipais e Elevador de Santa Luzia gratuitos para celebrar Dia Mundial do Turismo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo prepara-se para celebrar o Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de setembro, com diversas atividades que têm como tema central o “Turismo & Investimentos Verdes”. A arrancar as celebrações, no dia 23 de setembro acontece a Caminhada “Passos de Memória”, PR 7 – Trilho do Forte de Paçô, a partir das 9h00, num evento de participação gratuita, mas com limite de inscrições. Já a 27 de setembro, o programa é variado e com iniciativas para os mais variados gostos. O Dia Mundial do Turismo é marcado pela entrada gratuita nos museus e espaços museológicos, nomeadamente Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, Centro de Monitorização e Interpretação e Ambiental, Centro de Mar, Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino , Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e Citânia de Santa Luzia. Nesse dia, também as viagens no Elevador de Santa Luzia serão gratuitas. Já a visita ao navio-hospital Gil Eannes terá um desconto de 50% no bilhete de acesso, que fica a 2,5 euros por pessoa ou 6 euros para bilhete familiar. As comemorações incluem ainda visitas guiadas diversas: 11h00, visita temática orientada ao Ciclo do Linho e Workshop “Sustentabilidade no Traje” no Museu do Traje (gratuita), às 11h30 acontece uma visita pedonal guiada Welcome City Tour, pela cidade (10 euros por pessoa), para as 15h00 está agendada visita temática orientada “Viana uma Vocação Marítima e Viana na Rota do Oriente” no Museu de Artes Decorativas (gratuita), às 15h30 a Bianinha Bike Tour, visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” (20 euros por pessoa), seguindo-se, às 16h30, uma visita guiada ao Gil Eannes no âmbito do turismo industrial (gratuita). No dia, serão também promovidas visitas guiadas à Citânia de Santa Luzia mediante marcação. No que toca a outras experiências, no Dia Mundial do Turismo o munícipe ou visitante poderá aproveitar descontos de 50% nos passeios de barco no Rio Lima, preço especial em experiência de surf e preço especial em passeio de barco Mar de Ardora. Já a 30 de setembro, encerrando as comemorações, às 9h00 será inaugurada a Rede de Aderentes ao “Selo Equestre” com um passeio equestre da Praia Norte até ao Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Nessa manhã, na Praia Norte, das 9h30 às 12h30 serão também promovidos Passeios de Charrete abertos ao público em geral. O programa deste último dia inclui, às 11h00, inauguração do Ponto de Acolhimento Equestre do Parque Ecológico Urbano e, de seguida, apresentação da Rede de Aderentes ao Selo Equestre de Viana do Castelo no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Desde 1980 que o dia 27 de setembro celebra o Turismo. Esta comemoração anual tem como objetivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2023, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Turismo & Investimentos Verdes”.
21 de Setembro de 2023
Viana do Castelo no centro do mundo do surf com conferência World Surf Cities Network

Viana do Castelo no centro do mundo do surf com conferência World Surf Cities Network

De 27 a 30 de setembro, Viana do Castelo recebe a conferência anual da World Surf Cities Network, evento que coloca a cidade no centro do mundo do surf. Pela primeira vez, este evento acontecerá em quatro municípios, passando ainda pela Ericeira, membro fundador da rede, e Nazaré e Matosinhos, candidatos a membros. As 15 cidades desta rede mundial já confirmaram que vão estar representadas ao mais alto nível neste evento. Viana do Castelo é a atual detentora da presidência da World Surf Cities Network (WSCN) e vai receber os grandes decisores políticos desta rede colaborativa mundial que promove o surf como uma atividade criadora de riqueza das cidades. O programa deste meeting anual é conjunto. As atividades na Ericeira decorrem nos dias 25 e 26, na Nazaré a 26, em Matosinhos a 27 e em Viana do Castelo de 27 a 30 de setembro. Em Viana do Castelo, os participantes, entre os quais os representantes das 15 cidades da rede, vão ter a oportunidade de conhecer o que tem sido feito ao nível de surf como atividade desportiva, social e económica potenciadora de desenvolvimento. Será dado destaque principalmente ao Centro de Mar, ao importante papel dos clubes náuticos e ao projeto municipal Náutica nas Escolas, referência a nível nacional. Este ano, Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023 e cidade membro das WSCN desde 2014, foi eleita por unanimidade para a presidência, contando também com o apoio de Arica, no Chile, com funções de vice-presidência e que assumirá a presidência em 2024. Durante esta conferência, irá realizar-se a Assembleia Geral anual da WSCN, que tem como um dos pontos da sua ordem de trabalhos a análise e tomada de decisão sobre as candidaturas de adesão submetidas pelos municípios candidatos. De momento, são quatro os municípios candidatos: Nazaré, Matosinhos, Ribamontán al Mar, em Espanha, e San Bartolo, no Peru. Caso as candidaturas de Nazaré e Matosinhos sejam aprovadas, Portugal passará a ser o país da rede com mais cidades-membros.
21 de Setembro de 2023

Arquivo

Não foram encontrados resultados que correspondam a sua pesquisa.
Por favor, tente usar outro termo diferente ou usar os filtros disponíveis para navegar.
Atualizado em 18/08/2021