Luís Nobre elogia parceria com Município nos 49 anos da Escola Superior de Saúde

O Presidente da Câmara, Luís Nobre, marcou ontem presença na cerimónia solene do 49.º aniversário da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESS-IPVC), que considerou “pioneira no estabelecimento de parcerias com o Município na promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis junto da comunidade vianense”.
O edil afirmou que a ligação profícua entre a ESS e o Município de Viana do Castelo fez nascer “um trabalho diferenciador de incorporação da academia na saúde da comunidade, dando origem ao trabalho de investigação em saúde com dispersão territorial, monitorizando diversos indicadores de saúde entre 2009 e 2019, através do Inquérito Municipal de Saúde”.
O autarca destacou a vontade e a enorme vivacidade com que professores e alunos marcaram, ao longo dos anos, e em parceria com o Município, as efemérides em torno da saúde, como é o caso do Dia Mundial da Saúde, Dia Mundial do Coração e o Outubro Rosa, entre outras.
Luís Nobre recordou ainda que a Escola Superior de Saúde colaborou também na conceção, implementação, monitorização e avaliação de projetos municipais de promoção da saúde na comunidade, como é o caso do ABC da Caminhada e o Garfo Verde.
O Presidente da Câmara destacou igualmente a “qualidade formativa” da ESS-IPVC, valorizando ainda “a componente humana”.
O responsável referiu ainda a renovação do protocolo de cooperação com o Município que visa contribuir para a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde com investigações que permitam conhecer o perfil de saúde dos vianenses ao longo do ciclo de vida, com ênfase nos hábitos de vida saudável das crianças e jovens e no perfil da doença crónica. Esta parceria visa ainda dinamizar iniciativas diversas para comemorar as efemérides na área da saúde e promover projetos de promoção de saúde e bem-estar da população.
A Escola Superior de Saúde é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo que está ao serviço da sociedade, com intervenção na formação e no desenvolvimento em saúde, constituída por uma comunidade educativa qualificada, inovadora e participativa, comprometida com a formação humanista, com a criação e gestão do conhecimento e da cultura, da investigação, da ciência, da tecnologia e da arte, e com a prestação de serviços à comunidade.








