Festejos de passagem-de-ano cancelados em Viana do Castelo devido ao alerta vermelho de mau tempo

Tendo em consideração o aviso de Alerta Vermelho emitido pela Proteção Civil, a Câmara Municipal de Viana do Castelo informa que estão cancelados todos os eventos de passagem de ano previstos para espaço público. Assim, na cidade, ficam cancelados o fogo-de-artifício agendado para a meia-noite e a festa Viana Réveillon que estava prevista para a tenda instalada na Praça da Liberdade.
De acordo com a Proteção Civil, Viana do Castelo está em Alerta Laranja entre a 00h00 e as 03h00 de dia 1 de janeiro, elevando para Alerta Vermelho entre as 03h00 e as 12h00 de 1 de janeiro, domingo, devido à chuva persistente e vento forte.
A Proteção Civil Municipal apela à população que esteja atenta e cumpra todas as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a situação meteorológica vai agravar-se no final da tarde de sábado, 31 de dezembro, tendo já sido emitido o aviso LARANJA entre as 00H00 e as 03H00 e VERMELHO entre as 03h00 e as 12h00 de domingo, 1 de janeiro.
Consequentemente, adianta a ANEPC, é expectável que possam ocorrer períodos de forte precipitação, podendo provocar inundações e cheias.
Apela-se ao cumprimento das seguintes recomendações:
• Permanecer na habitação;
• Não se aproximar da linha de costa e de zonas ribeirinhas;
• Não atravessar zonas inundadas;
• Garantir uma adequada fixação ou recolha de estruturas soltas ou suspensas, nomeadamente, andaimes, placards e todos os equipamentos das esplanadas;
• Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
• Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
ESTAR ATENTO ÀS INFORMAÇÕES DA METEOROLOGIA E ÀS INDICAÇÕES DA PROTEÇÃO CIVIL E FORÇAS DE SEGURANÇA.
Em situação de emergência, contacte a Companhia de Bombeiros Sapadores através do contacto 258 840 400.