Executivo municipal visitou Lanheses para apreciar projetos e preparar investimentos
O executivo municipal visitou, este fim-de-semana, a freguesia de Lanheses, para reunir com a Junta de Freguesia e apreciar projetos em curso, designadamente do Centro Cívico, e preparar investimentos na localidade. Assim, no encontro, foi ainda discutida a manutenção das margens do Rio Lima, com ações que visam a estabilização das margens e beneficiação dos habitats para espécies ribeirinhas, a reabilitação de infraestruturas degradadas, a contenção de espécies invasoras e ações de desassoreamento.
Durante a visita foi igualmente analisado o investimento em saneamento na freguesia de Lanheses e feito um balanço do Espaço Cidadão da freguesia. Este espaço inaugurou em dezembro passado e representou mais um passo dado na coesão territorial e social, numa lógica de proximidade.
A reunião serviu ainda para o Presidente da Câmara apresentar a empreitada de 1,899 milhões de euros para Acesso Poente e Área de Estacionamento do Parque Empresarial de Lanheses, com um prazo de execução de 210 dias. Esta intervenção visa a construção de um parque de estacionamento de pesados e ligeiros e o alargamento/ ampliação do arruamento existente, no acesso poente do Parque.
Esta visita integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as obras em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.