O 19.º Encontro Internacional das Artes, subordinado ao tema “Ressonâncias artísticas: pensar o impercetível”, ocorrerá nos dias 7 e 8 de novembro de 2024 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O evento apela à reflexão sobre a Comunidade, o Património, a Educação, a Criação Artística e as Práticas Artísticas. Nele “pretende-se explorar a polarização das perspetivas atuais e a interdisciplinaridade das artes, questionando o espaço para o novo, diante da dinâmica de consumo algorítmica”, afirma a comissão organizadora do evento.
É na articulação com estes tópicos que as atividades estarão organizadas em conferências, mesas-redondas, workshops e performances.
Contando com a participação de diversos docentes, investigadores e artistas oriundos de Inglaterra, Portugal, Brasil e Moçambique, este evento tem como intuito promover o diálogo entre diferentes áreas, num cruzamento de perspetivas, assim como propiciar um espaço de partilha e reflexão das práticas educativas, artísticas e científicas que definem e virão a definir a interação entre academia e comunidade.
Do programa destacam-se a presença de uma das referências na educação artística, a brasileira Ana Mae Barbosa e a performance sonora «Parafuso Perdido no Aspirador» do artista-escultor plástico sonoro de Viana do Castelo, João Ricardo.
Através das publicações e parcerias, o 19.º Encontro Internacional das Artes incentiva práticas colaborativas, fomenta o associativismo, fortalece redes de interesse e promove ligações interterritoriais e interculturais.
O programa completo pode ser consultado em https://www.ipvc.pt/ese/19-o-encontro-internacional-das-artes/