Skip to main content

Exposição “Um Mar de Tradições”

19972_a_ribeira_1_
19973_a_ribeira_6_
19974_a_ribeira_13_
19975_a_ribeira_14_
19976_a_ribeira_11_
19977_dsc_0019
19978_a_ribeira_12_

“Um Mar de Tradições – História, Arte e Devoção” é uma exposição temática de cariz histórico-etnográfico que aborda a ligação da Ribeira de Viana ao mar através dos tempos, explorando igualmente algumas das artes das gentes deste bairro piscatório, nomeadamente através de réplicas de embarcações locais, pinturas e desenhos de artistas vianenses (Carolino Ramos) e estrangeiros (George Loukomsky). Esta exposição aborda ainda o caráter devocional através de ex-votos que as gentes do mar ofertavam a Nossa Senhora d’Agonia.


A conceção dos conteúdos para a exposição é de autoria do antropólogo Álvaro Campelo, pela especificidade do trabalho desenvolvido nestes domínios. Assim, toda a investigação foi realizada na área da antropologia, história e etnografia do litoral português, alavancando o potencial cultural e identitário desta aldeia de mar, elementos nos quais as gentes deste bairro piscatório se reconhecem e servem, ao mesmo tempo, como meio promocional da História, Arte e Devoção deste polo âncora.

Esta exposição integra a candidatura Valorização da Aldeia de Mar – Ribeira de Viana, financiada pelo Mar 2020, que tem como objetivos promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e da criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social.

Atualizado em 18/01/2023