Eixo Atlântico apresenta um guia turístico digital interativo








A nova plataforma permite ao utilizador organizar uma viagem personalizada pela Galiza e Norte de Portugal
O turismo é um dos setores economicamente mais importantes (10,6% do PIB na Galiza e 12,7% em Portugal), assim como um dos que mais sofreu com a pandemia. Por isso, o Eixo Atlântico reforça-o através de três eixos: o comercializador (com a Expocidades, a feira de turismo de proximidade) e a identificação de novas linhas (turismo de autor, turismo policêntrico e fomento do turismo adaptado). São conceitos novos financiados pelo projeto POST – Espaço Atlântico e que promovem o modelo turístico do Eixo Atlântico baseado na excelência e não numa massificação que altere a vida das cidades e predisponham aos cidadãos contra os turistas. O terceiro eixo é a promoção turística através da qual se publicaram numerosos guias turísticos em papel. O novo guia turístico digital do Eixo Atlântico contempla e concentra todos os elementos turísticos e fá-lo de forma permanentemente atualizada e auto-editável.
O guia oferece um amplo catálogo de festas populares, gastronómicas e históricas, concertos, eventos desportivos, promoção do património, etc., de uma enorme riqueza. Por isso, a plataforma reúne toda esta informação para que o utilizador possa aceder com facilidade à oferta cultural, gastronómica, patrimonial e natural da Galiza e do Norte de Portugal. Isto é o que pretende este guia em formato digital autoatualizável editado pelos municípios do Eixo Atlântico.
Outro dos aspetos diferenciadores do Guia do Eixo Atlântico é a possibilidade de personalizar uma viagem através de diferentes filtros. O visitante poderá ver a agenda do município que vai visitar nesses dias concretos.
Os 7 milhões de habitantes da Eurorregião, mais os 3 milhões das regiões vizinhas, durante 52 fins de semana do ano, constituem um importante nicho de negócio para o turismo de proximidade. Também haverá uma edição em inglês para o turismo estrangeiro, com especial atenção no Caminho de Santiago que, ao ter conhecimento prévio da oferta, os peregrinos podem planificar a sua viagem com um maior número de pernoitas ou ampliar os lugares a visitar.
Este guia estará à disposição dos vossos meios de comunicação para os que desejem incorporá-lo em versão digital. Os que estiverem interessados, avisem-nos. Da mesma forma, foi desenhado um espaço na própria plataforma em que cada meio de comunicação poderá gerir a sua própria publicidade.