Centro de Saúde em Alvarães em destaque na visita do executivo municipal à freguesia
O Presidente da Câmara e o executivo municipal visitaram a freguesia de Alvarães e reuniram com a Junta de Freguesia para discutir o presente e preparar o futuro da vila. Em cima da mesa esteve a conclusão do projeto do novo Centro de Saúde de Alvarães, numa altura em que a freguesia está a ser servida por uma estrutura provisória que implicou um investimento do município de 120 mil euros/ano.
Foi ainda discutida a requalificação e melhoria das valências do Parque do Alvito, com a instalação de equipamentos de apoio à prática de futebol, skate, BTT, entre outros, enriquecendo assim esta importante área de lazer da freguesia.
O encontro serviu ainda para fazer uma avaliação da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo para a vila de Alvarães. Recorde-se que a Estratégia representa um investimento de 27 milhões de euros para atribuir 686 fogos, que deverão beneficiar um total de 2.500 pessoas. O plano prevê a reabilitação de 409 casas e a construção de 277 fogos no concelho e deverá ser implementado ao longo de seis anos.
Na reunião com o executivo local foi também discutida a renovação de equipamentos e veículos de manutenção na freguesia, a ampliação da rede de saneamento e de água e a intervenção em valências sociais, nomeadamente no Centro de Convívio. O encontro serviu ainda para projetar a requalificação da rede viária, principalmente em alguns arruamentos já identificados como prioritários.
Durante a visita foi ainda debatida a inclusão da Igreja Matriz de Alvarães no programa Valorizar o Património, que visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias. Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.