Aprovados apoios de 306 mil euros para empreitadas e investimentos nas freguesias
O executivo municipal aprovou ontem um conjunto de propostas que ascendem a um valor global de 306 mil euros para empreitadas e investimentos nas freguesias do concelho, que implicam construção e requalificação de equipamentos, mobilidade e segurança rodoviária e ainda requalificação urbana e de centros cívicos.
Foi, assim, aprovada uma proposta de Apoios às Juntas e Uniões de Freguesias – Mobilidade e Segurança Rodoviária, que ascende a 149.800 euros. Desta verba, serão atribuídos 17.300 euros à Junta de Freguesia de Afife, para Requalificação do Caminho da Tojeira – 1ª fase e alargamento do Caminho dos Cortiços. Foram ainda definidos 22.000 euros para a Junta de Amonde, para a Requalificação do Caminho do Pincho e inserção do Caminho da Nespereira – 3ª fase.
Esta proposta integra ainda 62.000 euros para a União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão, para construção de muro de suporte e passeios da EM550-1, entre a Quelha das Escadinhas e o Nº493 – 1ª fase. É ainda abrangido um apoio de 15 mil euros para a Junta de Freguesia de Vila Franca, para aquisição de viatura de 9 lugares, bem como 33.500 euros para Vila Nova de Anha, para a Pavimentação da Rua de S. Tiago – 2ª fase.
Já a proposta de Apoios às Juntas e Uniões de Freguesia – Construção e Requalificação de Equipamentos envolve 56.200 euros em apoios a três freguesias. Para a Junta de Freguesia de Afife foram definidos 7.200 euros para a Requalificação da envolvente do Adro da Igreja, 9.000 euros para a Comparticipação na elaboração do Projeto da Casa Mortuária da Montaria e ainda 40.000 euros para os Arranjos Exteriores do Centro de Convívio – 1ª fase de S. Romão de Neiva.
No âmbito dos Apoios às Juntas e Uniões de Freguesia – Requalificação Urbana/Centros Cívicos, foram definidos 50.000 euros para a Junta de Freguesia de Chafé, para a Requalificação da Praça Fernando Pessoa – 2ª fase.
Foi ainda aprovada uma retificação de deliberação para apoios à União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro que acrescentou uma nova verba de 50.000 euros para a Remodelação e alteração da Casa do Povo de Barroselas.