O pároco e populares de Alvarães voltam a recriar, na quinta-feira Santa, a tradicional cerimónia pascal do “lava pés”, que se realiza na freguesia há vários, com o papel dos apóstolos a ser assumido pelos vários homens da terra.
Há vários anos que Alvarães celebra a quinta-feira Santa com a Ceia do Senhor na Eucaristia da tarde. Desta forma, à semelhança da Via-Sacra com os seus quadros vivos (no sábado) e da “Entrada Triunfal” de Jesus em Jerusalém (no domingo), o povo de Alvarães representa, uma vez mais, um dos momentos marcantes da vida de Jesus e dos Cristãos.
“Esta tradição esteve interrompida alguns anos, tendo sido retomada pela organização da Via-Sacra de Alvarães. Nesta representação, a figura de Cristo é encarnada pelo pároco da freguesia e os apóstolos por pessoas da comunidade cristã alvaranense, tendo sido vários aqueles que ao longo dos tempos deram vida a estas personagens.
A importância da quinta-feira Santa para a Igreja justifica-se por neste dia se celebrar a instituição do sacerdócio e da Eucaristia. Desta maneira, recriando na freguesia o que os evangelhos relatam na “Última Ceia de Cristo”, durante a Eucaristia, o sacerdote, o monsenhor António Fernandes Gonçalves, lava os pés de cada um dos apóstolos, convidando os seus seguidores a praticarem o serviço e a caridade para com todos os irmãos que com eles se cruzam ao longo das suas vidas.
Nos últimos anos, a figura dos apóstolos foi encarnada em Alvarães por idosos e jovens crismados. Contudo, este papel será este ano reservado aos vários homens que ao longo dos 40 anos da Via-Sacra, nos também tradicionais “quadros vivos”, encarnaram a figura de Jesus.
A recriação da Última Ceia do Senhor e do “lava pés” está agendada para quinta-feira, 17 de abril, a partir das 19h, na igreja Matriz de Alvarães, um dos eventos que leva milhares de forasteiros à freguesia, em plena Páscoa.