Dia 22 de março, realiza-se a terceira Caminhada “Passos de Memória” do ano de 2025, pelo “Ecocircuito da Corga da Padela”. Integrada na comemoração do Dia Internacional das Florestas, nesta Caminhada será promovida uma ação de plantação de árvores no Monte da Padela, com todos os participantes.
Este Eco-circuito situa-se no baldio da freguesia de Carvoeiro e é um trilho para percorrer a pé e que, calcorreando as encostas da Corga da Padela, convida o caminhante a uma experiência que o levará a conhecer esta envolvente surpreendente. Percorre 6 km, com início e fim na Escola EB 1 de Carvoeiro e, ao longo do percurso, o caminhante encontrará diversa informação acerca da paisagem, da história, da flora e da fauna e desfrutará de imponentes paisagens sobre o Vale do Rio Neiva.
Pontos de interesse: Represa da Fraga, Moinhos, Castro da Padela e Castro do Alto dos Mouros, Floresta Autóctone, Regueirão da Padela, Ribeira dos Crastos, Charca do Regueirão, Serra da Padela, Miradouro sobre o Vale do Rio Neiva, Rio Covo e Vegetação Ripícola, Calçada Nova, Parque de Merendas de Valinhas, entre outros.
Informações adicionais sobre o Trilho:
Nome do Percurso: Ecocircuito da Corga da Padela
Data de realização: 22 de março 2025
Hora de início: 9h
Localização: Carvoeiro
Distância: 6 Km
Duração: 3h (a duração do percurso poderá sofrer alterações em função do ritmo de andamento do grupo e eventuais paragens)
Grau de Dificuldade: Fácil
Âmbito do Percurso: Paisagístico/ Ecológico/ Cultural
Ponto de Partida/ Chegada: Escola EB 1 Carvoeiro (https://maps.app.goo.gl/uXCvwEaUqv3Xyzsn7)
Entidade Promotora: Câmara Municipal de Viana do Castelo e União de Freguesias de Cardielos e Serreleis
Colaboração: Live Out Life, Lda.
Inscrições
Inscrições limitadas. A participação na caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário disponível online, a partir do dia 13 de março 2025 (quinta-feira), às 13h00, no link https://www.cm-viana-castelo.pt/visitar/turismo-e-lazer/o-que-fazer/percursos-pedestres-ciclovia-e-ecovia/passos-de-memoria-inscricao/
Mais informações através do telefone: 258 809 350 ou do e-mail: sturismo@cm-viana-castelo.pt
Os percursos, que são um excelente modo de conhecer o património cultural e natural do município, além de promover o exercício físico, permitirão conhecer locais com paisagens deslumbrantes. Use sempre equipamento de acordo com a estação do ano, como impermeável, chapéu, calçado e vestuário adequado. Privilegie a água e a fruta nos seus mantimentos.
O programa anual de caminhadas guiadas “Passos de Memória”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, para promoção da Rede Municipal de Percursos Pedestres, inclui mais de 300 km a percorrer no Município.