31º Festival Jazz na Praça da Erva de 27 a 30 de julho com “mito” Joey DeFrancesco no programa

Promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Festival Jazz na Praça da Erva foi iniciado em 1992 e terá este ano a sua 31ª edição, sendo o festival de jazz mais antigo do norte de Portugal e o segundo mais antigo do país. Regressa à sala de espetáculos que o viu nascer de 27 a 30 de julho, com duas propostas internacionais e duas nacionais.
Em 2020, a pandemia condicionou o acesso aos locais de cultura. Por isso, a 29ª edição decorreu em apenas 2 dias em espaço coberto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com lotação controlada e limitada. No ano passado, a 30ª edição teve lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, ao longo de 4 dias.
2022 marca, assim, o regresso ao local original, a Praça da Erva, e ainda ao Teatro Municipal Sá de Miranda, num total de quatro concertos, sendo tês com entrada livre na Praça da Erva e o de encerramento, no teatro, com entradas pagas (20€).
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, destacou “os nomes sonantes” do programa, assegurando que Joey DeFrancesco é “um mito do jazz mundial” que atuará, na Europa, apenas em Viana do Castelo e em Londres.
Referiu ainda o “feliz encontro” entre o espanhol Eduardo Niebla e o vianense João Lima, tendo o guitarrista local conhecido o artista internacional enquanto estudou em Londres, na Royal Academy. “Seguramente que estes dois artistas nos vão proporcionar momentos de rara beleza e de harmonia em termos do que o jazz nos proporciona”, assegurou.
“Temos sempre uma preocupação com a qualidade dos intervenientes. Teremos espetáculos de acesso livre, ao ar livre, e também um concerto no Teatro Municipal Sá de Miranda que vai, de facto, reafirmar esta pujança e este valor do Joey DeFrancesco como um valor seguro e mítico a nível mundial. Nada melhor do que termos as condições de conforto e cénicas para que isso aconteça, num ambiente de excelência, como é o nosso Teatro Municipal”, explicou o vereador.
Já o responsável pela direção artística e produção do Jazz na Praça da Erva, David Martins, reconhece que existe “uma colagem entre o festival Jazz na Praça da Erva e a própria Praça da Erva”. “Este é um sítio que está tão perto do centro da cidade, mas que é reservado, que é bonito e monumental. Este é, pois, um espaço muito interessante e, do ponto de vista acústico, isto é um poliedro estranho e que nos ajuda muito no som porque não existem reflexões nas paredes”, considerou.
“Voltar à Praça da Erva é uma emoção muito grande e não sou só eu que o digo, os músicos que aqui tocaram – e foram muitos, ao longo destes anos – referem realmente o ambiente único que se vive aqui pela questão da proximidade. Embora a praça seja barulhenta quando há um concerto, o ambiente que se vive com o público, devido à proximidade, é único”, reforça David Martins.
“Este espaço tem uma mística, tem uma força muito grande, e acho sinceramente que vamos ter uma enchente este ano”, frisa.
27 Julho (quarta-feira) – 22h00 – Praça da Erva (entrada livre)
Ricardo Toscano Trio
Ricardo Toscano – sax
Romeu Tristão – contrabaixo
João Pereira – bateria
28 Julho (quinta-feira) – 22h00 – Praça da Erva (entrada livre)
Puzzle 3
Pedro Neves – piano
João Paulo Rosado – contrabaixo
Miguel Sampaio – bateria
29 Julho (sexta-feira) – 22h00 – Praça da Erva (entrada livre)
Eduardo Niebla (flamenco/fusão – Espanha/UK)
Eduardo Niebla – guitarra
João Lima – guitarra
30 Julho (sábado) – 22h00 – Teatro Municipal Sá de Miranda (entrada – 20€, disponível na BOL e na bilheteira do TSM)
Joey DeFrancesco Trio (USA)
Joey DeFrancesco: orgão, teclas, saxofone e trompete
Lucas Brown: guitarra, teclas
Vince Ector: bateria
Promotor: Câmara Municipal de Viana do Castelo
Produção: Eventos David Martins



