Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Agenda Cultural > Principais...Eventos Anuais

Principais Eventos Anuais

Janeiro 

ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VIANA DO CASTELO A CIDADE A Vila de Viana da Foz do Lima foi elevada a cidade, por D. Maria II, em 20 de Janeiro de 1848. A efeméride é comemorada com Arruadas de JANEIRAS por crianças e adultos, realizadas na cidade de Viana do Castelo, a MEIA MARATONA MANUELA MACHADO e a Mini Maratona e Caminhada Viana do Castelo. (22 de janeiro 2017)

Março

CORSO CARNAVALESCO E BAILE DOS FOLIÕES Escolas, clubes e associações do concelho mobilizam-se para produzir o tradicional corso carnavalesco que desfila pelas principais ruas da cidade e conta com a participação de vários milhares de figurantes. O corso termina com um baile na Praça da Liberdade. (25 a 28 de fevereiro 2017)


Março 
FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO Os restaurantes da cidade aderentes à iniciativa apresentam especialidades gastronómicas do concelho confeccionadas com bacalhau, de que se salienta: o Bacalhau à Viana. Como sobremesa sugere-se a deliciosa "Torta de Viana". (7, 8 e 9 de abril 2017)

Abril 
PÁSCOA DOCE A Semana da Páscoa comemora-se com a realização, para além do habitual programa religioso, de diversas actividades, tais como a Feira de Artesanato Contemporâneo, Concertos Musicais, o tradicional Feirão da Páscoa e a Feira das Tasquinhas de Doçaria tradicional da Páscoa. (1 a 30 de abril 2017)


LETHES - FESTIVAL DE TUNAS Neste certame participam algumas das melhores tunas nacionais e estrangeiras enchendo de irreverente alegria, não só o Centro Cultural de Viana do Castelo como, também, o coração da cidade, com as tradicionais arruadas. (7 e 8 Abril 2017)


COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL Também Viana do Castelo, comemora esta data com um programa que exposições, tertúlias, provas desportivas e outros espectáculos. 


FESTIVAL SWR - BARROSELAS METALFEST Momento Musical dedicado ao Heavy Metal com participação de conceituadas bandas nacionais e estrangeiras. (28 a 30 de abril 2017)

Maio 

FEIRÕES Nos sábados dos meses de Maio, Junho, Julho e Setembro, os Grupos Folclóricos do Concelho animam a Praça da República com a venda de produtos regionais e exibições das suas danças e cantares.

EXPOSIÇÃO DE COROAS DE MAIO Os tradicionais Maios, ou coroas de flores, que a população coloca nas portas das suas casas na noite de 1 de Maio, são igualmente expostos nas varandas dos edifícios da Praça da República onde permanecem durante uma semana.

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR Viana do Castelo comemora esta data com um programa de festejos populares. (1 de Maio)

ENCONTROS DE CINEMA DE VIANA Festival de cinema que proporciona um olhar mais formativo sobre a 7ª Arte, com um Ciclo de Cinema Infantil, Olhares Frontais e Etnográficos, os Filmes Falados, o Ciclo de Premiados e os Trabalhos de Casa, que exibem as obras desenvolvidas pela AO NORTE. (2 a 7 de maio 2017)

Junho 

MOSTRA ETNOGRÁFICA DO EIXO ATLÂNTICO Este evento reúne sete grupos de outras tantas regiões do país, recebidos por igual número de grupos do concelho, durante três dias. Para além das habituais exibições em palco, os vianenses podem aprender as danças dos doze grupos participantes e provar as iguarias características das várias regiões representadas. 
  
FEIRA MEDIEVAL Animação permanente que inclui teatro de marionetas, dança de ventre, danças medievais, teatro medieval, música medieval, cuspidores de fogo, jogos medievais, demonstração de falcoaria e Festim Medieval. (15 a 18 de junho 2017)

ANIVERSÁRIO DA OUTORGA DO FORAL DE VIANA D. Afonso III, atribuiu Foral, a 18 de Junho de 1258, criando a vila e instituindo o município de Viana. Esta efeméride é comemorada com um programa de carácter cultural. (18 de Junho 2017)

MILHA URBANA - CIDADE SAUDÁVEL Esta prova, que muitas vezes encerra o circuito nacional de milhas urbanas, traz ao centro histórico da cidade qualificados atletas dos vários grupos etários, que atraem a curiosidade do grande público e são alvo da admiração dos mais jovens desportistas vianenses.

Julho 

OLÁ VIANA Animação com música ao vivo, que decorre no mês de Julho, nas esplanadas das ruas de Viana. Estas enchem-se de som e cor, animando as zonas de comércio e lazer. (5 a 26 de julho 2017)

FEIRA DO LIVRO Um dos mais importantes eventos culturais do concelho. Do programa, para além da presença dos diversos editores que proporcionarão ao público  o contacto com as mais recentes edições, destaque para a animação infantil e musical, para o lançamento de livros (com sessões às 18h00) e a realização de diversos painéis temáticos,na Biblioteca Municipal, pelas 22h00. Uma organização da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Centro Cultural do Alto Minho. (8 a 23 de julho 2017)

EIXPRESSÕES - Encontro de Teatro Popular que inclui diversas Representações, Exposições, Colóquios e Animação Popular. (Largo das Neves e cidade de Viana do Castelo, em julho 2017).


JAZZ NA PRAÇA DA ERVA Este Festival mantém um lugar de prestígio no panorama do Jazz nacional e peninsular. Pelos seus palcos já passaram os mais importantes músicos de Jazz, mas também novos projectos. Durante o Festival há exposições, colóquios, oficinas de trabalho e Jam Sessions. O certame integra programação relativa ao Latin Jazz e à Salsa. (27, 28 e 29 de julho 2017)


Agosto 

NEOPOP ELECTRONIC MUSIC FESTIVAL  Este Festival é um dos principais eventos de música electrónica em Portugal. Os sons mais actuais da música alternativa, aliados a uma forte componente de imagem de vídeo criam, também, uma espectacular envolvente, à qual se juntam uma feira hippie, expositores, o Oceano Atlântico, o Forte Santiago da Barra e o monumento a Viana do Castelo. (3, 4 e 5 agosto de 2017)


FEIRA DE ARTESANATO Para além da exposição e venda de objectos artesanais de diversas regiões do país, participam nesta feira artesãos que demonstram como estes artefactos se produzem. (5 a 20 Agosto 2017)

ROMARIA DA SENHORA D'AGONIA Esta Romaria é a maior, a mais bela, a mais alegre e a mais típica de Portugal. O seu original programa inclui Mordomia, Gigantones e Cabeçudos, Cortejos, Festa do Traje, Feira de Artesanato, Arraiais Minhotos, Tapetes Floridos, Procissão ao Mar, Cantares ao Desafio e três distintos Fogos de Artifício que iluminam a cidade, o rio e o mar. ( 17 a 20 de Agosto 2017)


FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO Este Festival é símbolo de entendimento e confraternização entre os povos. Reconhecido pelo CIOFF Internacional, já acolheu 57 grupos de 34 diferentes países e colocou Viana do Castelo, cidade com pergaminhos de capital portuguesa do Folclore, na rota dos mais importantes festivais de cultura popular da Europa. (29 de agosto a 2 de setembro  2017)

Setembro

DESFOLHADA À MODA DE PERRE No último Sábado de Setembro, na Praça da República, decorre uma representação etnográfica que pretende dar a conhecer algumas fases da colheita do milho como: o seu transporte, o virar do carro de bois, a desfolhada, a malhada e a limpeza no peneiro. (16 de setembro de 2017)

CAMPEONATO LUSO - GALAICO DE SURF, BODYBOARD E LONGBOARD De alto nível competitivo, estas provas reúnem uma centena de participantes portugueses e galegos. Paralelamente, decorre o FIM DE SEMANA ECOLÓGICO que visa a protecção do litoral e dos oceanos incluindo limpeza de praias, um eco-concerto e oficinas de sensibilização ambiental. (setembro 2017) 

Dezembro 

SENTIDOS DE VIANA - ANIMAÇÃO DE NATAL Para além da iluminação das ruas e da mais alta árvore natural do país, dos concertos de Natal, do feirão do mel e do espectáculo infantil, tem especial popularidade do presépio ao vivo. (1 a 31 de dezembro 2017) 


Todo o ano:

FEIRA DE ANTIGUIDADES E VELHARIAS No primeiro Sábado de mês, podem-se encontrar objectos interessantes para decoração ou colecção no Jardim Público, a partir das 10h00.

FEIRA DE ARTESANATO E MANUALIDADES - Mostra de Artesanato mensal, realizada no segundo Sábado de cada mês na Porta Mexia Galvão e Passeio das Mordomas (junto à Praça da República), das 10h00 às 18h00. 

Nota: A programação pode sofrer alterações.