Página Inicial > Viver Viana > Turismo e Lazer > Festas e Romarias

Festas e Romarias

No concelho de Viana realizam-se cerca de 70 festas e romarias, sendo a principal a Romaria da Senhora d'Agonia. Para além desta, considerada a "Romaria das Romarias", enumeram-se outras:

 

Festa das Rosas (Vila Franca do Lima)

As Romarias de Viana do Castelo começam no mês de Maio, tradicionalmente, com esta Festa em Vila Franca que se realiza sempre no fim de semana do 2.º domingo de maio. O ponto alto é o desfile dos Cestos Floridos, confecionados com caules, folhas, botões e pétalas de flores naturais transportados à cabeça pelas mordomas, para oferta a Nossa Senhora do Rosário. Durante a festa realiza-se o já tradicional festival de folclore, que tem acolhido grupos nacionais e internacionais, passando por esta festa uma diversidade imensa de trajes, usos e costumes que engrandecem esta já grandiosa festa. Também, ao longo de todos estes anos, já passaram varias dezenas de bandas filarmónicas tanto nacionais como internacionais. Como em todas as tradicionais festas do Minho, também em Vila Franca encontramos as vendedeiras, as doceiras, as famosas "tascas" de comes e bebes, as diversões para todas as idades, entre muitas outras atrações, que fazem da festa das rosas o ponto mais alto desta freguesia. Para mais informaçoes Clique aqui

Data em 2017 da Festa das Rosas - Vila Franca do Lima: 12 a 15 de Maio


Festa de Santa Cruz e Andores Floridos (Alvarães)

A Festa da Santa Cruz- Andores Floridos de Alvarães é uma das mais poéticas manifestações de fé, cultura e arte popular de Viana do Castelo, integrando o ciclo vianense da flor, um verdadeiro vislumbre de cor e perfume de flores silvestres.  O bordado desta arte popular move anualmente os alvaranenses à concretização de onze admiráveis andores revestidos por pétalas de flores, coladas uma a uma e 14 cruzes igualmente bordadas, atribuindo um vislumbre de cor no centro da vila. Difícil de descrever a policromia das cores, o engenho e arte dos andores floridos, a majestosa procissão e a magia do arraial, que contagiam os milhares de visitantes que engrandecem o ego da vila. Esta festa realiza-se 40 dias após a Páscoa. Para consultar programa Clique aqui

Data em 2017 da Festa de Santa Cruz e Andores Floridos: 20 e 21 de Maio


Festa da Senhora da Encarnação (Vila Mou)

A Grandiosa Romaria em Honra de Nossa Senhora da Encarnação é, porventura, o maior acontecimento anual em Vila Mou, sendo reconhecida como uma das maiores romarias do concelho de Viana do Castelo, realizando-se sempre no fim de semana do Pentecostes.
O ex-libris de Vila Mou, o Arco Festivo, imponente e ornamentado com flores, é uma das maiores atrações da romaria. Também o tradicional cortejo de tabuleiros e a imponente procissão atraem inúmeros visitantes a Vila Mou, que aproveitam assim para venerar Nossa Senhora da Encarnação e também apreciar a bela música brilhantemente executada por quatro bandas filarmónicas da mais elevada categoria. A sessão monumental de fogo de artifício realiza-se tradicionalmente no Domingo após as alegres despedidas das Bandas.
Visitem Vila Mou durante a sua romaria e deixem-se contagiar pela fé e bairrismo dos Vilamouenses.

Data em 2016 da Romaria de Nossa Senhora da Encarnação: 11 a 16 de maio

Festas da Meadela (Meadela)

Com uma tradição cinquentenária, esta romaria  em honra de Santa Cristina, distingue-se pela riqueza etnográfica do diversificado programa que inclui o Cortejo, a Procissão Solene, Arraial, Festival de Folclore, Feiras Francas e o Fogo-de-artifício.

Data em 2016 da Festa de Santa Cristina: 24 de julho, 5 a 7 de agosto

Romaria de Santa Marta de Portuzelo (Santa Marta de Portuzelo)

Esta Festa em honra de Santa Marta, tem por número mais concorrido a imponente procissão à qual ocorrem numerosos devotos e forasteiros. Valorizam, também, as festas o mais antigo encontro folclórico do país.

Data em 2016 da Festa de Santa Marta: 12 a 14 de Agosto

Festa da Senhora das Neves (Barroselas, Vila de Punhe e Mujães)

Representação do AUTO DE FLORIPES (5 de agosto).

Realizada no Largo das Neves, um lugar-comum a três freguesias - Barroselas, Vila de Punhe e Mujães, esta romaria tem por principal atrativo o famoso Auto Medieval da Floripes, uma peça de teatro medieval, de tradição popular, que encena uma batalha entre cristãos e turcos,  que representa um dos mais antigos espécimes do teatro popular.
Data em 2016 da Festa das Neves: 3 a 7 de Agosto

Festa de São João Novo (Subportela)

Representação do AUTO DE S. JOÃO NOVO e Desfile das MARCHAS POPULARES 

Realizada  no panorâmico Monte de São João Novo, esta festa  presta homenagem aos Santos Populares (S. João Novo, S. Bento e S. Pedro),  destaca-se pela apresentação das Marchas Populares alusivas a S. João e pelo tradicional Auto de S. João, uma peça de teatro  secular,  de tradição popular, que representa uma recriação da conceção e do nascimento do referido santo.

Data em 2016 da Festa de São João Novo:  23 a 26 de Junho

Auto de S. João – Dia 25 (Sábado, às 20h00) e dia 26 (Domingo, às 18h00)
Marchas Populares – Dia 23 (Quinta –feira, às 22h00)


 

Festas de Perre – Cortejo Tabuleiro Aberto (Perre)

Estas festas em honra de S. Miguel, S. José e Nª Srª das Dores, destacam-se pelo tradicional cortejo e Leilão de Tabuleiros de Segredos Abertos, assim como o Cortejo etnográfico, Jogos Tradicionais Festival de Folclore e  exposição Cultural temática.

Data em 2016 da Festa de S. Miguel, S. José e Nª Srª das Dores: 28 a 31 de julho