Página Inicial > Áreas de Ação > Cultura > Espaços Culturais > Citânia...Santa Luzia

Citânia de Santa Luzia

A Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho. A sua localização estratégica permitia-lhe não só dominar vastas áreas da zona litoral ribeirinha, como também controlar o movimento das entradas e saídas na Foz do Lima que, na Antiguidade, seria navegável em grande parte do seu curso. 

O Povoado apresenta características muito próprias, principalmente ao nível das estruturas arquitetónicas, com destaque para o aparelho poligonal, utilizado em algumas casas, que apresentavam uma planta circular com um vestíbulo ou átrio e que, em alguns casos, albergavam fornos de cozer pão. 




Mais informação:
O Monumento está dotado de estruturas e meios de acolhimento ao público, nomeadamente Centro Interpretativo (com a visualização de um filme), Loja, e Guia.
Visitas guiadas sob marcação.
Horário:
Terça a Domingo: 
10.00h-13.00h
14.00h-18.00h
Encerrado à Segunda-Feira e nos feriados de 1 de Janeiro, Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.


Citânia de Santa Luzia
Monte de Santa Luzia
Telefone: 258 825 917 / 226 197 080                             
Direcção Regional Cultura do Norte
E-mail: citania@culturanorte.pt 
Site: http://www.culturanorte.pt/
GPS: 41°42'21.32"N  8°50'5.84"W