-
Início
-
Áreas de atividade
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal aprova Declaração de Utilidade Pública de terrenos necessários à construção do novo Posto Territorial da GNR de Lanheses
Câmara Municipal aprova Declaração de Utilidade Pública de terrenos necessários à construção do novo Posto Territorial da GNR de Lanheses
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, reunido, esta terça-feira, em reunião ordinária, aprovou por unanimidade a Declaração de Utilidade Pública (DUP) dos terrenos necessário à construção do futuro Destacamento Territorial de Viana do Castelo e Posto Territorial de Lanheses da Guarda Nacional Republicana.
Recorde-se que a Câmara Municipal celebrou um acordo com o Ministério da Administração Interna para construção de um novo Posto Territorial da GNR de Lanheses, que substituirá o atual, considerando que o mesmo já não satisfaz as necessidades da corporação instalada.
Ficou acordado, no acordo, que as aquisições dos terrenos necessários à obra ficassem a cargo da Câmara Municipal e a empreitada a cargo do MAI, daí a necessidade da Declaração de Utilidade Pública dos terrenos necessários.
Durante o processo negocial, foram adquiridas cinco das nove parcelas necessárias ao empreendimento, não se tendo chegado a acordo relativo a quatro outras parcelas, que se assumem como “imprescindíveis” à construção do novo Posto Territorial da GNR de Lanheses, o que legitima o recurso à expropriação, conforme proposta agora apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
Recorde-se que, há dois anos, em 25 de março de 2024, foi firmado o Protocolo para Cedência de Terreno com vista à construção do futuro Destacamento territorial de Viana do Castelo e Posto Territorial de Lanheses da Guarda Nacional Republicada. O acordo, entre o Município de Viana do Castelo, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, implicou a cedência, por parte do Município, de um terreno “adequado à construção das futuras instalações”, “tendo em consideração a prossecução dos fins de segurança almejados e para alcançar maior eficiência no desempenho dos profissionais daquela força de segurança, bem como garantir o bem-estar dos cidadãos”.
O acordo interadministrativo com o Ministério da Administração Interna integrou, na altura, um conjunto de contratos assinados entre a tutela e diversos municípios, num investimento global de 4,2 milhões de euros para intervenções em esquadras da PSP e quartéis da GNR.
Recorde-se que o Posto Territorial da GNR de Lanheses abrange as freguesias de Lanheses, União de Freguesias de Geraz do Lima, União de Freguesias de Torre e Vila Mou, União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e freguesia da Montaria. A valência dá resposta a uma área aproximada de 102,14 quilómetros quadrados e mais de sete mil habitantes.