Seminário “Reabilitação do Espaço Público” encerrou Jornadas Viana Práxis

No âmbito das Jornadas Viana Práxis, foi ontem dinamizado o seminário “Reabilitação do Espaço Público”, no Auditório Lima de Carvalho. O encontro contou com a apresentação de diversas perspetivas multidisciplinares de investigações da Universidade do Minho, Universidade do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo, incluindo diversos pontos de vista de especialistas da área.
Assim, no seminário marcou presença Vítor Monteiro, docente e dinamizador das Smart Cities. O evento contou ainda com os participantes nos três webinares que integraram a programação das jornadas, nomeadamente Daniel Miranda, consultor e membro-fundador da Associação Portuguesa Para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP), Paula Teles, docente e consultora autárquica em dezenas de municípios, Pedro Homem de Gouveia, coordenador do Plano de Acessibilidade Pedonal de Lisboa e da Rede de Cidades e Regiões Europeias dedicada à Mobilidade Inovadora e Sustentável (POLIS) e Avelino Oliveira, consultor e docente de arquitetura e das áreas de urbanismo.
Este seminário, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, foi o culminar das Jornadas Viana Práxis, promovidas pelo município para analisar diversos temas relacionados com a reabilitação do espaço público e o desenvolvimento urbano sustentável.
Em alternativa à primeira edição do Viana Práxis – Prémio de Reabilitação Urbana de Viana do Castelo, realizado em 2021, que reconheceu boas práticas na reabilitação do edificado por parte da iniciativa privada, esta nova edição do Viana Práxis de 2022 materializou-se numas jornadas, com o objetivo de incentivar o pensamento crítico e a participação pública sobre a reabilitação do espaço público.







