Viana do Castelo acolhe Jantar Vínico no âmbito do projeto “Loureiro do Vale do Lima – uma casta, um território”
Viana do Castelo acolhe, esta sexta-feira, um Jantar Vínico, a acontecer no Solar do Louredo, no âmbito do projeto “Loureiro do Vale do Lima – uma casta, um território”. O jantar tem o intuito de dar a conhecer parte da história da casta na região e pretende mostrar todo o potencial que a casta tem, assim como a sua versatilidade gastronómica.
Ao contrário do menu de degustação em que escolha do vinho recai sobre o prato, neste jantar vínico o vinho orienta a escolha do prato. O processo de prova também é executado em sentido inverso, iniciando-se a prova de vinhos e só posteriormente será criado o prato, em comunhão com a casta.
Esta iniciativa integra o 22º aniversário da elevação da Gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal. Poucos anos depois da elevação da gastronomia portuguesa a bem imaterial do património cultural de Portugal, a distinção foi praticamente esquecida. Até que, em 2020, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) decidiram assinalar os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa ganhou este estatuto.
Na edição de 2022, assinala-se a participação da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal (FCBP), como parceiras da AMPV.
Assim, entre mais de uma centena de municípios associados da AMPV, muitos são os que promovem ou apoiam atividades integradas na ‘Semana da Gastronomia Património Cultural de Portugal’, entre 23 e 31 de julho, a que se associam as estruturas representativas das confrarias gastronómicas e das confrarias báquicas.