Presidente da Câmara na tomada de posse da nova Junta Regional de Viana do Castelo do CNE
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia da tomada de posse da nova Junta Regional, para o cumprimento do mandato 2022-2024, liderada por Henrique Amorim. Na cerimónia, que aconteceu no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, estiveram também o Vice-presidente da autarquia, o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, o Bispo da Diocese, bem como representantes autárquicos e institucionais da região.
Na cerimónia, o edil assumiu o compromisso de dar continuidade às parcerias existentes entre o município e os escuteiros, nomeadamente no que toca à vigilância florestal e assistência às praias, no período do Verão. O autarca deixou um pedido aos escuteiros vianenses para que continuem “um percurso discreto, mas muito relevante e sempre presente nos momentos mais importantes”, destacando o papel do escutismo em tempos de pandemia. “Esta pandemia trouxe-nos imensos desafios, mas também nos permitiu dar ainda mais valor à solidariedade que vocês trabalham todos os dias”, realçou.
A Junta Regional de Viana do Castelo conta com 43 anos de existência, abrangendo 1.675 escuteiros de 26 agrupamentos. Henrique Amorim é escuteiro desde 1980, tendo entrado para o escutismo como explorador, no Agrupamento 348 da Meadela. Tornou-se dirigente em 1993 e, entre esse ano e 1999, foi Chefe Adjunto da IV secção do Agrupamento N.º 348 – Meadela. Entre outros cargos, acompanhou Manuel Vitorino, anterior Chefe Regional que agora assume o cargo de Vice-Presidente da autarquia vianense, nos últimos onze anos, tendo sido Chefe Regional Adjunto 2010 a 2012 / 2013 a 2015 / 2016 a 2018 / 2019 a 2021.
Foram também empossados António Gomes Pereira (Chefe Regional Adjunto e do Património), Vítor António Pereira Lopes de Lima (Secretário Regional dos Adultos), Ricardo Jorge Cunha Rego (Secretário Regional Pedagógico), Paulo George Esteves Lima (Secretário Regional de Gestão Administrativa e Ação Local), Adelino Ezequiel da Silva Miranda (Secretário Regional de Gestão Financeira), Daniel Ferreira Gomes (Secretário Regional de Proteção Civil e Ambiente) e ainda João José Lima de Abreu (Secretário Regional para a Comunicação e Planeamento).