Município valoriza 14 hectares de espaços verdes em Viana do Castelo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo está a concluir um projeto de valorização ecológica, paisagística e social de seis espaços ao longo da malha urbana e periurbana da cidade, numa área de intervenção aproximada de 14 hectares, distribuída por Centro Cultural de Viana do Castelo, Rotunda Afonso III, Parque Ecológico Urbano, acesso a Santa Luzia, incluindo ainda a Capela de São Lourenço e Praia do Cabedelo, ambas na freguesia de Darque.
As ações selecionadas para estes espaços implicaram a plantação de 152 árvores de cariz autóctone e ornamental, a plantação de 727 unidades de arbustos autóctones, o abatimento de 86 árvores com graves problemas de fitossanidade e a poda de manutenção de 50 árvores.
O Município de Viana do Castelo considera que, através deste projeto, se confere uma melhor expressão e qualidade destes espaços verdes urbanos e periurbanos, contribuindo para o objetivo de valorização dos espaços verdes definido pelo executivo.
Este projeto, designado “(Re)arborização de Espaços Verdes e criação de Ilhas-sombra em meio urbano”, foi elaborado pelos técnicos municipais e candidatado ao Programa Compete 2020, obtendo um apoio financeiro de praticamente 74 mil euros.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, estas ações integram a rubrica com maior orçamento, Ambiente, Qualidade de Vida e Transição Climática, que ascende a 8,81 milhões de euros e visa o bem-estar coletivo, a proteção do ambiente e o combate às alterações climáticas, assim como a erradicação da pobreza e a promoção da prosperidade.