EMA PINA – Denominadores Comuns
’Denominadores Comuns’ é uma exposição de pinturas recentes de Ema Pina. Nestes trabalhos, Pina manipula texturas, luz, forma e cor, retratando coisas, corpos e natureza em composições que procuram sublinhar o papel da imaginação no despertar da sensibilidade, na revelação de verdades ocultas e na articulação da existência partilhada de agentes humanos e não-humanos enquanto fenómeno cósmico.
A sua prática artística foca-se essencialmente na pintura, mas inclui também o desenho e a escrita. Nas suas obras negoceia híbridos de artefato, natureza e corpo para reificar aspetos do pensar, do sentir e do desejar, sublimando a matéria em paisagens psicosensoriais. Ganhando forma a partir de desenhos, de observações e de registos digitais, os seus trabalhos giram em torno da experiência da interioridade, da subjetividade e da (des/)incorporação da cognição e da senciência. Interessa-lhe o modo como se experiencia a vida a partir de si-mesmo, e a medida em que o mundo (i/)material envolvente produz subjetividades, no momento atual em que o digital, o físico e o biológico coalescem. Girassóis de olhos arregalados e corpos infláveis povoam as suas obras, complicando distinções entre o orgânico e o artificial, realidade e ficção, agência e inércia, desejo e controlo.
Ema Pina (n. 1984, Porto) licenciou-se em Belas Artes pela Central Saint Martins da Universidade de Artes de Londres (2014) e em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (2006). Exposições recentes incluem ‘Compra Isto?’ (Ugly Duck, UK), ‘Através de um Ecrã Escuro’ (Sensei Gallery, UK), ‘O Futuro é Feminino’ (Centro de Artes La Porte Peinte, FR) e ‘Lynn Painter-Stainers Prize’ (The Mall Galleries, UK). Projetos de curadoria incluem ‘Aqui Então, Eu Estava / Aqui Agora, Eu Estou’ e ‘Sensores do Vazio’ (ambos em Thames- Side Studios, UK). O seu trabalho foi premiado com o Kate Barton Award (2014), o Brian Botting Prize (2015), o Clyde & Co Art Award Collection (2015) e o Eaton Fund (2019). Em 2020, foi selecionada para o programa de mentoria editorial da Hedera Felix, editora escocesa independente.
Para informações, comentários e vendas envie email para ema.pina@gmail.com.
Portefólio em www.emapina.com e @ema.pina.