Ciclo de Concertos Atlânticos #03 – Orquestra Filarmónica de Braga & Sofia Escobar
A Orquestra Filarmónica de Braga acompanha Sofia Escobar num musical sinfónico, viajando por temas como “O Fantasma da Ópera”, “Os miseráveis”, “Frozen”, “Don’t Cry for me Argentina”, “Memory”,”Con Te Partirò”, “Amor a Portugal”…num concerto memorável integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Orquestra Filarmónica de Braga (OFB)
A OFB é um projeto sonhado em 2014 por um pequeno grupo de pessoas que acreditam na qualidade e competência dos nossos jovens músicos e pensa que estes merecem ter oportunidades para se apresentarem em público com regularidade numa orquestra que se quer afirmar como um polo dinamizador de todos os tipos de música, realizando concertos sinfónicos, com solistas, com cantores líricos e pop, com coros e grupos tradicionais.
Criada no seio da Associação Cultural Canto Daqui, já realizou muitos concertos desde a sua fundação e participou em vários espetáculos, cerimónias, galas e eventos especiais. Em 2019 a OFB lançou o seu primeiro disco intitulado “Coração Cinéfilo”. Um CD gravado ao vivo num concerto no Theatro Circo em Braga composto por bandas sonoras de filmes. Em dezembro de 2019 a OFB esteve em digressão pela China durante 12 dias a apresentar o seu “Concerto de Ano Novo – Strauss & Friends”. A OFB lançou este ano (2024) o seu segundo disco intitulado “Clássicos ao Domingo” que engloba as melhores gravações dos temas apresentados em concerto clássicos. Ao longo da sua história tem realizado inúmeros concertos com solistas nacionais e estrangeiros e com grandes artistas como Sofia Escobar, Herman José, Vozes da Rádio, Abraham Cupeiro, Amâncio Prada, entre outros. Em 2024 recebeu o Galardão na categoria de Música nos prémios “Galardões da Nossa Terra” em Braga. Ainda em 2024 foi distinguida com a medalha de mérito municipal pelo seu contributo para a cultura da cidade de Braga. A Direção Musical da Orquestra Filarmónica de Braga está a cargo do maestro bracarense Filipe Cunha e congrega na sua formação elementos maioritariamente jovens bracarenses, dando-lhes assim a oportunidade de trabalho, experiência e evolução.
Local: Centro Cultural Viana do Castelo
Org.: Câmara Municipal de Viana do Castelo