Praça Viana ao serviço do desporto e juventude após empreitada de quase 5 milhões de euros

Fev 24, 2024 | Sem categoria

Está concluída a empreitada de Reabilitação e Refuncionalização da Praça Viana, obra que ascendeu a 4.894.362 euros e permitiu ao município criar uma estrutura multifunções para servir o desporto e os jovens, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, visitou a antiga arena que foi reconvertida numa área desportiva útil de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro.

O piso 0 conta agora com áreas comerciais destinadas a comércio e serviços, com acesso pelo exterior e independentes do edifício principal; receção, secretaria e administração; balneários; salas de treino / aquecimento; área de Ginástica Rítmica e Artística / Campo de Jogos; área de Ginástica de Trampolins e Saltos; campo de jogos e área técnica. Já o piso 1 tem uma bancada de 240 lugares, sala de troféus, restaurante, bar, cozinha e instalações sanitárias públicas.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, foi integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020. De acordo com a memória descritiva do projeto, o mesmo foi elaborado tendo como base o edifício existente e mantendo as caraterísticas arquitetónicas do mesmo ao nível da fachada exterior e volumetria. A forma, a implantação, e a estrutura principal do edifício atual foi mantida, mas a função adaptada à nova vertente desportiva.

A Praça Viana resulta numa parceria com a Escola Desportiva de Viana, assumindo o espaço uma dupla função, já que durante o dia e nos períodos de atividades letivas está ao serviço da comunidade escolar, sendo depois utilizado como equipamento de apoio às atividades da EDV, coletividade que conta atualmente com 1.300 atletas.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou em maio de 2021, no dia em que a coletividade assinalou 45 anos de existência, o contrato de comodato com a Escola Desportiva de Viana para a gestão da Praça Viana. A concentração das diversas modalidades da EDV num só espaço já permitiu ao clube vianense o aumento considerável do número de atletas, com o foco na formação e o apoio de mais de quatro dezenas de técnicos.