25ª Meia Maratona Manuela Machado e caminhada solidária juntam 4.000 atletas em Viana do Castelo

Jan 16, 2024 | Sem categoria

No dia 21 de janeiro, domingo, com partida pelas 10h30, junto da Praça Marques Júnior, realizam-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de cerca de 4.000 atletas e que pretendem também prestar homenagem à atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995.

A prova principal percorre uma distância oficial de 21.095 metros, de acordo com as normas da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e conta com 40% de inscritos vindos da vizinha Espanha, reunindo ainda participações de diversos países, com destaque para França e Brasil.

Em simultâneo, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário, já que a totalidade do valor das inscrições (2 euros por pessoa) reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo. A caminhada será um percurso de 5 kms, em plano, num convite às famílias e à solidariedade.

Com organização da Cyclones Atlético Clube e apoio da Câmara Municipal Viana do Castelo, as duas provas têm partida da Praça Marques Júnior, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.

Em conferência de imprensa de apresentação do evento, a mentora Manuela Machado disse esperar “poder fazer outras tantas meias-maratonas e daqui a 25 anos atingir o meio século desta prova”. “Os atletas voltaram a correr após uma quebra registada nos últimos anos. As inscrições ainda estão a decorrer, mas contamos já com 3.000 e muitos inscritos confirmados e a caminhada solidária anda sempre nos 800 participantes, por isso vamos bater o recorde da meia-maratona em Viana do Castelo, numa continuação da festa que foi a Cidade Europeia do Desporto 2023”, garantiu a atleta.

Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luís Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix são alguns dos nomes de peso que já confirmaram a participação na prova vianense. No entanto, para Manuela Machado, mais do que atletas do renome, “o que interessa é a festa e o calor humano”.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, assumiu que o espírito da Cidade Europeia do Desporto “é para continuar em 2024, em 2025 e no futuro”, realçando que esta meia-maratona “é um evento de cariz internacional que atingiu um patamar de excelência e o facto de contar com 40% de espanhóis mostra que a divulgação da prova além-fronteiras tem sido uma aposta bem-sucedida”.

Para a caminhada solidária, as inscrições acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo, sexta-feira das 15h00 às 20h00, sábado das 15h00 às 22h00 e domingo, a partir das 8h00 e até meia-hora antes da partida.