loader image

VII Gala do Desporto distingue 154 campeões e encerra com chave de ouro Cidade Europeia do Desporto 2023

Jan 7, 2024 | Sem categoria

O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco, este sábado à noite, da VII Gala do Desporto de Viana do Castelo, que distinguiu 154 campeões da época desportiva 2021/2022 e encerrou com chave de ouro a Cidade Europeia do Desporto 2023.

Os atletas homenageados conquistaram 244 títulos nacionais, 12 títulos universitários e escolares, trazendo para Viana do Castelo 9 medalhas de ouro, 7 de prata e 4 de bronze em competições mundiais, europeias e intercontinentais.

Destes campeões, 125 são atletas com títulos conquistados a representar clubes de Viana do Castelo e 15 atletas com títulos obtidos em representação de outros clubes. 18 atletas conquistaram títulos ou pódios internacionais, 7 atletas obtiveram títulos universitários ou escolares, sendo que foram ainda distinguidos 17 clubes campeões ou com campeões nacionais.

No ano passado, Viana do Castelo conquistou a bandeira dourada ao ser eleita Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023. Por isso mesmo, esta VII Gala do Desporto assumiu-se como o corolário de um ano de intensa dinamização desportiva, com 512 eventos desportivos de âmbito local, nacional, europeu e até mundial, que contaram com cerca de 250 mil participantes e com mais de 450 mil pessoas no público.

Estas cinco centenas de eventos foram promovidas por 2.800 entidades envolvidas aos mais diversos níveis e tiveram o apoio de 8.500 voluntários.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garante que “a cidade vive diariamente e coletivamente o desporto” e que esta sétima Gala do Desporto e o número de galardoados são prova do talento desportivo existente no concelho. “Este é um momento de inspiração, de orgulho, de reconhecimento, devido ao esforço e à dedicação dos nossos atletas, que mostram elevada vontade de superação e vontade de vencer”, considerou.

O autarca vianense entregou ainda o testemunho da Cidade Europeia do Desporto a Viseu, que assume esta missão em 2024.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que este ano foi “de vitórias”, destacando a conquista da bandeira de Melhor Cidade Europeia o Desporto. “Quero enaltecer a união que a Cidade Europeia conseguiu entre os atletas e clubes”, considerou, dizendo que o objetivo é “manter” esta filosofia desportiva e o empenho de todos em prol da prática desportiva. “Pedimos para que mantenham o espírito e o comprometimento que a Cidade Europeia do Desporto reforçou em cada um de nós”, acrescentou.

“Viana do Castelo não se cinge a um par de modalidades mais populares, temos todos os dias milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades”, frisou. “Conseguimos ser diferenciadores, somos bons naquilo que fazemos”, destacou Ricardo Rego.

O Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, garante que “Viana do Castelo é um exemplo para a Europa e para o mundo por tudo aquilo que fez ao longo deste ano”, ficando “no coração” da ACES Europe.

Na cerimónia foram atribuídos os prémios do júri independente e ainda os prémios especiais da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Assim, como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Bruno Cunha, jogador internacional de voleibol e que foi vice-campeão nacional em 2021/2022 e conseguiu o apuramento para o Europeu de 2023.

Como Atleta do Ano – Feminino foi distinguida Marta Paço, que, em novembro, se sagrou tricampeã mundial de surf adaptado, na classe VI1, destinada a atletas com deficiência visual, revalidando o título que conquistara pela primeira vez em 2021 e que reafirmara em 2022.

O prémio de Atleta Revelação – Masculino foi entregue a Martim Neto, futebolista vianense que se tem destacado no futebol nacional e que conquistou a UEFA Youth League, a mais importante competição europeia para jovens.

Já a eleição de Atleta Revelação – Feminino foi conquistada por Ana Rita Domingues, que foi, em 2021, campeã nacional de Sky Race Sub23 e vice campeã do mundo de Skyrunning Sub23 por equipas.

O prémio de Treinador do Ano foi atribuído a Tiago Prieto, que treina a campeã mundial Marta Paço há diversos anos e a acompanha na conquista de várias medalhas.

Já o Dirigente do Ano foi José Esteves, que foi Presidente do Viana Remadores do Lima entre 2013 e 2023, clube que tem conquistado, ano após ano, inúmeros títulos nacionais.

A Equipa do Ano foi a Equipa de Juniores B Masculinos do Voleibol Clube de Viana, que se sagrou campeã nacional em maio de 2022.

A Associação/Clube do Ano foi o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que tem promovido um trabalho de excelência ao nível do desporto concelhio e nacional.

O Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi atribuído a Albano José Ribeiro da Rocha, desde sempre ligado ao desporto e à atividade física, personalidade que teve no voleibol a sua primeira grande paixão, tendo conquistado um título de Campeão Militar da Região Sul em 1971/1972. Foi sócio fundador da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta (ACDSMP) e integrou os órgãos dirigentes da coletividade durante anos, doze dos quais como presidente da direção.

Em 2004, recriou o basquetebol de formação, integrado na Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, de cujos órgãos sociais fez parte durante anos e coletividade da qual foi responsável técnico de 2004 a 2021.

O Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue à ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, que foi criada em 2014 no âmbito do apoio e promoção das candidaturas provenientes das autarquias portuguesas ao reconhecimento por parte da ACES Europe como Cidades ou Capitais Europeias do Desporto. Tem como principal missão ser o veículo condutor das autarquias portuguesas nas suas candidaturas.

Viana do Castelo é um concelho que respira desporto e que promove inúmeras atividades das mais variadas modalidades ao longo do ano. Conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por mais de 100 de clubes e coletividades que promovem regularmente mais de 50 modalidades, atividade física e/ou desporto federado.

Loading...