Viana do Castelo apoia clubes desportivos com cedência de transportes e isenção de taxas de utilização

Nov 14, 2023 | Sem categoria

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião ordinária de executivo, um apoio em espécie a 37 clubes e associações desportivas no valor global de quase 200 mil euros através da cedência de transporte para provas e competições desportivas e da ausência de cobrança de taxas de utilização dos equipamentos desportivos municipais para a prática desportiva regular.

Na proposta apresentada pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, pode ler-se que Viana do Castelo “possui atualmente cerca de 71 associações/clubes com atividade regular no território, através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais”.

“Estas coletividades são apoiadas na sua atividade diária pelo Município com o objetivo de contribuir para melhorar as condições do treino e competição, aumentando o número de participantes, estimulando a prática de uma vida saudável e fomentando os princípios do associativismo”, refere o documento, indicando que este Apoio à Atividade Desportiva em Espécie – Época 2022/2023 “surge do reconhecimento da importância que os clubes e associações desportivas possuem, na educação e formação dos seus atletas e da comunidade em geral, existindo a necessidade de se garantirem as condições que lhes permitam o desenvolvimento da sua atividade desportiva em pleno e com todas as condições necessárias, contribuindo para o desenvolvimento do desporto no concelho de Viana do Castelo com especial incidência nas suas vertentes de aprendizagem, formação, competição e recreação”.

Este apoio em espécie através da cedência de transporte e ausência de cobrança de taxas de utilização vem juntar-se a “todo o apoio financeiro disponibilizado aos clubes e associações desportivas, devidamente apresentado e aprovado em Reunião de Câmara, para a prática da sua atividade regular, obras de espaços desportivos, aquisição de viaturas para transporte de atletas, realização de eventos desportivos, participação em competições, entre outros”.

Este apoio em espécie corresponde à época desportiva passada, entre setembro de 2022 e julho de 2023, devidamente enquadrados no projeto Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023.