loader image

Viana do Castelo no centro do mundo do surf com conferência World Surf Cities Network

Set 21, 2023 | Sem categoria

De 27 a 30 de setembro, Viana do Castelo recebe a conferência anual da World Surf Cities Network, evento que coloca a cidade no centro do mundo do surf. Pela primeira vez, este evento acontecerá em quatro municípios, passando ainda pela Ericeira, membro fundador da rede, e Nazaré e Matosinhos, candidatos a membros.

As 15 cidades desta rede mundial já confirmaram que vão estar representadas ao mais alto nível neste evento. Viana do Castelo é a atual detentora da presidência da World Surf Cities Network (WSCN) e vai receber os grandes decisores políticos desta rede colaborativa mundial que promove o surf como uma atividade criadora de riqueza das cidades.

O programa deste meeting anual é conjunto. As atividades na Ericeira decorrem nos dias 25 e 26, na Nazaré a 26, em Matosinhos a 27 e em Viana do Castelo de 27 a 30 de setembro.

Em Viana do Castelo, os participantes, entre os quais os representantes das 15 cidades da rede, vão ter a oportunidade de conhecer o que tem sido feito ao nível de surf como atividade desportiva, social e económica potenciadora de desenvolvimento. Será dado destaque principalmente ao Centro de Mar, ao importante papel dos clubes náuticos e ao projeto municipal Náutica nas Escolas, referência a nível nacional.

Este ano, Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023 e cidade membro das WSCN desde 2014, foi eleita por unanimidade para a presidência, contando também com o apoio de Arica, no Chile, com funções de vice-presidência e que assumirá a presidência em 2024.

Durante esta conferência, irá realizar-se a Assembleia Geral anual da WSCN, que tem como um dos pontos da sua ordem de trabalhos a análise e tomada de decisão sobre as candidaturas de adesão submetidas pelos municípios candidatos. De momento, são quatro os municípios candidatos: Nazaré, Matosinhos, Ribamontán al Mar, em Espanha, e San Bartolo, no Peru.  Caso as candidaturas de Nazaré e Matosinhos sejam aprovadas, Portugal passará a ser o país da rede com mais cidades-membros.

Loading...