Viana do Castelo junta-se à Semana Europeia do Desporto com programação intensa

Set 21, 2023 | Sem categoria

Viana do Castelo promove, de 23 a 30 de setembro, a Semana Europeia do Desporto, cimentando a aposta no slogan #BeActive. A nona edição desta iniciativa, que integra ações de promoção de atividades físicas, inclui as cerimónias de abertura e encerramento das comemorações nacionais na Cidade Europeia do Desporto 2023.

Dia 23 de setembro, sábado, das 15h00 às 18h00 será promovido o BeActive em Família, no Jardim da Marina, com o Playday Família, ténis de mesa, voleibol, badminton, matraquilhos, teqball, salto de paraquedas e corrida noturna com lanternas.

A abertura oficial BeActive acontece às 20h30 e a Corrida BeActive Night está agendada para as 21h00. Pode fazer a sua inscrição (gratuita) www.runporto.com e ganhar uma lanterna até ao dia da prova.

A 24 de setembro, o Desporto Outdoor será o foco, com experiência de remo e/ou vela e gincana de bicicleta nos centros náuticos e na Praça da Liberdade.

Já no dia 25, o Desporto Urbano estará em destaque, com aula de grupo no parque de estacionamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo agendada para as 16h00.

A 26 de setembro, o Desporto Inclusivo será o mote das comemorações, entre as 9h30 e as 11h30, com o Prémio Desporto + Acessível a dinamizar atividades de voleibol adaptado e boccia no Pavilhão Municipal Santa Maria Maior

A 27 de setembro, o Desporto Sénior será o destaque, das 10h00 às 11h00, na Piscina do Atlântico, com aula hidro sénior.

Dia 28, das 15h00 às 17h30, o IV Fórum Nacional DPT acontece no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Dia 29, Dia Mundial do Coração, celebra-se o Dia Europeu do Desporto na Escola, no Centro Académico do IPVC, com uma aula de total training.

A 30 de setembro, encerram as comemorações com o Dia Europeu do Professor de Educação Física, que acontece entre Antigos Paços do Concelho e Jardim da Marina, contando com a cerimónia oficial “Não há educação sem educação física”.

Recorde-se que a Comissão Europeia lançou a Semana Europeia do Desporto (SED) destinada a promover o Desporto e, por inerência, a atividade física junto de todos os segmentos da população europeia, decorrendo todos os anos entre os dias 23 e 30 de setembro. Constitui-se como um grande acontecimento desenvolvido à escala europeia onde cidadãos têm a possibilidade de experienciar atividades e participar em eventos a nível nacional, não só durante a própria semana, mas também ao longo de todo o ano, promovendo e disseminado os valores associados ao Desporto e à sua prática.