Presidente da Câmara inaugura campo de basquetebol “Filha do Mar” no Jardim D. Fernando

Ago 17, 2023 | Sem categoria

Foi ontem inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e pelo Vereador do Desporto, Ricardo Rego, o campo de basquetebol “Filha do Mar”, no Jardim D. Fernando.

De acordo com o autarca, esta intervenção integra o espírito da Cidade Europeia do Desporto, potenciando a atividade outdoor e o desporto ao ar livre. Luís Nobre enalteceu a criatividade da artista Vanda Balinha e assumiu o compromisso de terminar a qualificação de todo o espaço do Jardim D. Fernando, valorizando e potenciando o coletivo da nossa ribeira.

A Presidente da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, Helena Brito, referiu que o novo campo de basquetebol corresponde a um elemento de inovação que vai de encontro com ao que está a ser feito na cidade em geral, aliando história com modernidade. “Temos aqui um coreto do século XIX, uma pérgula do século XX e agora um renovado espaço disponível para todos”, declarou.

A arte que foi desenhada para o piso do campo de basquetebol “Filha do Mar” é da autoria de Vanda Balinha, representando uma figura feminina com inspiração no Culto Mariano que originou a Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. Com cabelos de filigrana, escamas e corpo oceano, a ilustração aglomera Viana na sua essência, no amor e respeito ao mar.

Esta renovação do campo de jogos junta-se à empreitada de requalificação do parque infantil do Jardim D. Fernando, que representou um investimento de quase 103 mil euros, melhorando um espaço dedicado às famílias, dividido em dois espaços, ocupando uma área global de 383 metros quadrados.

Anteriormente, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tinha já requalificado o Jardim D. Fernando e a Rua de São Tiago, num investimento de 770 mil euros que permitiu remodelar e repensar a existente lógica viária e pedonal da área.