Presidente da Câmara recebe Iúri Leitão após conquista da medalha de ouro de omnium no Mundial de Ciclismo de pista

Ago 11, 2023 | Sem categoria

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo, recebeu hoje, no Salão Nobre, o ciclista Iúri Leitão que, no passado domingo, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ciclismo de pista na disciplina olímpica de omnium.

Na receção ao atleta, o autarca agradeceu a Iúri Leitão por elevar o nome de Viana do Castelo e por ser um verdadeiro embaixador desportivo do concelho, recordando o trajeto do ciclista, que iniciou na Tensai Sambiental Santa Marta.

“O ciclismo é muito acarinhado em Santa Marta de Portuzelo. É uma paixão dos vianenses, mas muito particularmente acarinhada em Santa Marta e no Vale do Neiva. Ter atletas que se superam e nos fazem acreditar é certamente um grande incentivo à promoção da modalidade no concelho”, frisou Luís Nobre.

Iúri Leitão agradeceu ao Município “por acreditar sempre em mim e por reconhecer o meu trabalho, o que me motiva ainda mais para dar sempre o meu melhor”.

O ciclista de 25 anos assumiu o objetivo de ir aos Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris, indicando também que está já a trabalhar para os campeonatos da Europa e do Mundo, que acontecem no início do próximo ano.

Já o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que Iúri Leitão “e uma aposta contínua e vamos pensar agora no trabalho olímpico dele”.

No passado domingo, Iúri Leitão obteve a medalha de ouro na prova de Omnium, do ciclismo de pista, tendo terminado a última parte do evento, que está no programa Olímpico, com um total de 118 pontos, à frente do canadense Dylan Bibic (94 pontos) e do neerlandês Vincent Hoppezak (92 pontos).

A regularidade foi fundamental para a conquista do ciclista nascido em Viana do Castelo: venceu a corrida de scratch e de tempo, respetivamente primeira e segunda etapas do Omnium, e ficou em segundo na prova de eliminação.

Recorde-se que, na passada terça-feira, o executivo municipal aprovou um Voto de Louvor a Iúri Leitão por mais uma medalha conquistada.