loader image

Jardim da Marina recebe este domingo festa do 2.º aniversário do projeto “Rua a Brincar”

Jul 26, 2023 | Sem categoria

Viana do Castelo celebra, no próximo domingo, dia 30 de julho, o 2.º aniversário do projeto “Rua a Brincar” e a prenda é celebrar com as famílias, com mais um Playday Família, no Jardim da Marina, das 10h00 às 13h00. O programa comemorativo inclui Pilates em Família, Insufláveis, Bolo de aniversário e Oficina “Escola da Natureza – Mar, rio e floresta”.

O Playday Família integra a iniciativa Rua a Brincar, que se realiza de segunda a quinta-feira e desenvolve atividades lúdicas ao ar livre, estimula a interação social, cognitiva, emocional e física da criança. O projeto valoriza o brincar livre e criativo como uma forma de aprendizagem e desenvolvimento, promove a saúde infantil, fomentando um crescimento e desenvolvimento saudável. Em 2023, já participaram no projeto mais de 2500 crianças.

O Rua a Brincar, assim como o Playday Família, que acontece no último domingo de cada mês, disponibiliza brinquedos que podem ser utilizados livremente pelas crianças e pelas suas famílias para brincar ao ar livre.

Os principais objetivos são trazer as crianças de volta à brincadeira nas ruas próximas às suas residências, revitalizar os espaços verdes e parques e proporcionar às crianças uma brincadeira livre, sem estrutura ou controle excessivo.

O “Rua a Brincar”, recorde-se, iniciou a 14 de junho de 2021 como projeto-piloto em dois locais de Viana do Castelo: na Abelheira às segundas-feiras e em Monserrate às quartas-feiras. Foram realizadas 12 sessões, abrangendo 192 crianças. O projeto-piloto terminou a 21 de julho e, devido ao feedback positivo, deu-se continuidade em agosto e setembro do mesmo ano ao projeto. Devido à elevada adesão da comunidade vianense, o projeto foi alargado para mais duas áreas residenciais, Cabedelo e Darque.

Após poucos meses de implementação da iniciativa tornou-se evidente o impacto positivo que a brincadeira livre tem nas crianças e o quão importante é ser-lhes permitido e possibilitado tal atividade fora de quatro paredes. Desde então, o decidiu-se a continuidade deste projeto, promovendo assim hábitos de vida saudáveis durante todo o ano, faça sol ou faça chuva.

Loading...