Passeio cicloturístico “Respirar Viana” promove desporto e turismo de natureza a 30 de julho

Jul 25, 2023 | Sem categoria

No próximo domingo, 30 de julho, acontece o passeio cicloturístico “Respirar Viana”, cujo principal objetivo é motivar as famílias do município à prática de atividade física, motivar o exercício ao ar livre, promover a saúde familiar e dar a conhecer aos mais novos vários pontos turísticos e de interesse da cidade, replicando o evento que foi realizado a 28 de março de 1976, em comemoração do Dia Mundial da Juventude.

A concentração está agendada para as 9h00 e a partida para o passeio acontece pelas 10h00, com previsão de chegada às 11h30, no Jardim da Marina. As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/qjtJGVf7kCvTfsww6, onde é solicitado o preenchimento das seguintes informações: e-mail, nome, data de nascimento, número de contribuinte e contato. Haverá ainda um espaço disponível, no dia e no local, entre as 9h00 e as 10h00, para realizar novas inscrições.

Este é um evento inserido na candidatura do projeto “Valorização Turística e Promoção de Estilos de Vida Saudável no Património Natural de Viana do Castelo”, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e Gal Costeiro Alto Minho, sendo financiado pelo NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte.

Viana do Castelo é um concelho que conta com deslumbrantes paisagens naturais, que resultam de uma perfeita combinação de mar, rio e serra. Neste contexto tão peculiar, o turismo de natureza tem vindo a ganhar cada vez mais importância num território que tem sabido preservar e divulgar as suas inúmeras riquezas naturais.

O município tem investido na promoção do território vianense como um destino de excelência para os amantes do turismo de natureza e tem apostado fortemente no seu património natural como segredo para o sucesso, atraindo visitantes, turistas e desportistas dos quatro cantos do mundo, aliando a prática desportiva e a promoção de um estilo de vida saudável.

Terra de fortes tradições no ciclismo, conta com nomes reconhecidos, que têm ajudado no propósito de destacar Viana do Castelo como referência na modalidade. Além disso, desde há décadas que o concelho acolhe eventos diversos, nas vertentes de Ciclismo de Estrada, BTT e Cicloturismo, quer organizados por entidades locais, quer de índole nacional e até internacional.