Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 celebra Dia Mundial da Criança com atividades diversas no Campo d’Agonia

Mai 26, 2023 | Sem categoria

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, na manhã de 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, o Campo d’Agonia será palco de diversas atividades educativas, desportivas e de lazer, a pensar nos mais novos. Haverá animação musical, insufláveis e ofertas às crianças, para além de inúmeras propostas de convívio e aprendizagem.

Trata-se de um evento de entrada livre, embora as atividades tenham sido pensadas para a faixa etária entre os 3 e os 10 anos de idade. No recinto, estarão várias equipas da Câmara Municipal, bem como outros parceiros que se disponibilizaram a colaborar, como GNR, PSP, Águas do Alto Minho e Águas do Norte, entre muitos mais.

Assim, o programa inclui, com a colaboração do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), jogos de chão, como “jogo da glória”, sobre diversos temas.
A Divisão da Cultura, Património e Museus será responsável pelos jogos tradicionais portugueses (jogo da macaca, jogo do berlinde, corrida de sacos, jogo do galo, jogo da pincha, pião, jogo da malha, jogo do arco).

Já a Divisão de Desporto e Lazer irá promover um circuito de atletismo (estafeta, barreiras, salto em comprimento e lançamento do dardo/vortex), hóquei na relva, boccia, basquetebol e remates de precisão mão/pé, tendo ainda animação relacionada com a promoção de Viana do Castelo – Cidade Europeia de Desporto 2023.

A equipa “Mais Saúde Melhor Infância” e o projeto “Rua a Brincar” vão desafiar os mais pequenos para o jogo da roleta (alunos 1CEB) e jogo do dado (crianças EPE);

O Geoparque vai assegurar a atividade “GeoDiversidade por aqui!” e a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo irá garantir a dramatização da história “Posso juntar-me ao clube?”, de John Kelly e ilustração de Steph Laberis, que será apresentada no Centro de Negócios e Congressos de Viana do Castelo.

A Guarda Nacional Republicana vai promover, junto dos mais novos, demonstração cinotécnica, demonstração com veículos de intervenção (carro, mota e, se possível, barco), promovendo ainda a exposição de equipamento de intervenção.

A PSP marca igualmente presença com uma pista rodoviária e banca alusiva à pulseira “Estou aqui!”. Já a Águas do Alto Minho /Águas do Norte participará com jogos de chão (puzzles) alusivos ao ciclo da água.

A ETAP é também parceira do evento, através do curso de artes gráficas, que irá desenvolver a produção/impressão personalizada (a partir de desenhos das crianças) de bonés, crachás, t-shirts e autocolantes.

Também o piloto Renato Pita participa neste Dia Mundial da Criança, apresentando o projeto “Etapa Segura” num circuito rodoviário infantil.

A ATB – Associação Tempos Brilhantes promoverá ainda Zumba Kids e Gincana, numa manhã que promete ser de muita animação e aprendizagem.