Câmara Municipal já investiu 820 mil euros no apoio aos clubes e à realização de atividades desportivas

Mai 4, 2023 | Sem categoria

Nos primeiros quatro meses do ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto, foram investidos, pela Câmara Municipal, 820.820 euros no apoio à atividade desportiva, entre auxílio à atividade dos clubes do concelho, apoio à realização de obras nos espaços desportivos e à realização de atividades desportivas pontuais e especiais.

Na última reunião ordinária de executivo, foram aprovados Protocolos de Colaboração Desportiva com Atletas e Protocolos de Contrato Patrocínio, no valor global de 60.500 euros, para apoiar atletas de referência como Marta Araújo Lisboeta e Ricardo Pedra (Clube de Atletismo Olímpico Vianense), Pedro Afonso Rodrigues (Clube de Vela de Viana do Castelo), Marta Jordão Paço (Surf Clube de Viana), André Pinto (Viana Remadores do Lima), Lara Rego (Centro de Atletismo de Mazarefes), Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), Iúri Leitão (Federação Portuguesa de Ciclismo), Lucas Jacob (Darque Kayak Clube), Sofia Silva e Leonor Passos (Clube de Ténis de Viana do Castelo), Cláudia Ferreira, Hélio Gomes e Sérgio Maciel.

Foi aprovada ainda, esta terça-feira, a proposta de Apoio à Atividade Desportiva Regular – Medida 1, relativa ao ano de 2023, entre janeiro e setembro, totalizando uma verba global de 137.970 euros para subsidiar 17 coletividades desportivas. Foram ainda aprovados 4.000 euros mensais, num total de 36.000 euros entre janeiro e setembro, para o Sport Clube Vianense, que participa em Campeonatos Nacionais.

Anteriormente, em abril, a autarquia tinha aprovado, no âmbito do Apoio à Realização de Atividades Desportivas Pontuais e Especiais – Medida 4, um total de 442.400 euros, para cerca de quarenta atividades desportivas promovidas por 20 clubes/associações do concelho.

Em março, foram aprovados um total de 26.000 euros no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4.

Em fevereiro, no âmbito do Apoio à Formação e à Realização de Atividades Desportivas Pontuais/Especiais – Medida 4 e do Apoio à Atividade Desportiva – Medida 2, foram aprovados outros 45.000 euros. Posteriormente, foram aprovados, também na Medida 4 e na Medida 2, mais 55.750 euros.

No início do ano, em janeiro, para a Medida 1 – Apoio à Atividade Desportiva Regular, tinham sido aprovados diversos apoios no valor global de 17.200 euros.