VI Gala do Desporto entrega Prémio Especial do Município a todas as associações e clubes desportivos

Mai 16, 2022 | Sem categoria

Na VI Gala do Desporto de Viana do Castelo, foi entregue o Prémio Especial do Município a todas as associações e clubes desportivos que, numa época marcada pela pandemia mundial, encararam esta adversidade com resiliência e dedicação. O edil vianense, Luís Nobre, assinalou o facto de, “apesar das paragens forçadas, dos isolamentos e da falta do tão importante público”, as associações e os clubes se terem empenhado “na reinvenção e continuarem motivados para a prática desportiva”.

“Os nossos clubes e associações desportivas mostraram que o desporto foi um importante aliado na luta pandémica. Este galardão premeia assim dirigentes, associados, equipas técnicas e atletas de todos os clubes e associações pela sua superação, empenho e união”, foi realçado.

O Prémio Homenagem do Município de Viana do Castelo foi atribuído a Gregório Guisantes, Professor de Educação Física na APPACDM durante 30 anos, de 1978 a 2008, com mais 6 anos de voluntariado após a aposentação. Treinou centenas atletas portadores de deficiência para competições nacionais e internacionais.

A VI Gala do Desporto de Viana do Castelo prestou ainda homenagem aos 99 atletas que, na época desportiva passada, conquistaram títulos nacionais, europeus ou mundial. Foram, assim, galardoados os 91 atletas que conquistaram 123 títulos nacionais, três atletas com títulos universitários e 4 atletas com pódios a nível europeu ou mundial e ainda 1 atleta militar com título conquistado.

“Este é um momento de reconhecimento que resulta de um período muito especial e, por isso, estes campeões são, de facto, diferentes. Todos os campeões têm de passar por sacrifício e superação, mas estes são especiais porque acreditaram quando tudo foi interrompido, quando tudo foi suspenso. Eles acreditaram que era possível e hoje temos mais uma noite destas, com um número tão elevado de atletas homenageados”, indicou o edil.

Já o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que ao longo de seis galas foram distinguidos mais de 700 campeões e valorizou a retoma desportiva do concelho. “Em período pós pandemia, conseguimos manter 71 associações/clubes com atividade regular no território através de mais de 160 equipas federadas que representam o concelho nas provas regionais, nacionais e internacionais. Isto só foi possível graças à resiliência e, por isso, não são campeões apenas aqueles que sobem hoje ao palco. Todos vocês, todas as coletividades que vocês representam, são super-campeões. Souberam adaptar-se a uma realidade para a qual ninguém estava totalmente preparado”, acrescentou.

Durante a VI Gala do Desporto foram ainda atribuídas, através de votação de um júri independente, oito distinções. Como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Miguel Crespo, atleta de futebol, que em 2021, representando o Grupo Desportivo Estoril Praia, se sagrou Campeão Nacional da II Liga e mereceu o título de Melhor Jogador da II Liga. Foi transferido para o Fenerbahçe SK (Turquia) em setembro de 2021.

Como Atleta do Ano – Feminina foi distinguida Ana Rodrigues, da natação, que em 2021 representou a Escola Desportiva de Viana e foi Campeã Nacional Absoluta Piscina Longa 50m Livres Sénior, Campeã Nacional de Piscina Longa 50m e 100m Bruços Sénior, tendo sido Recordista Nacional Absoluta e Sénior 100m bruços e Recordista Nacional Sénior 50m bruços.

O júri elegeu como Treinador do Ano Jorge Resende, da modalidade basquetebol, que representou o Clube de Basquete de Viana na época passada e foi Coordenador Técnico e Treinador da equipa principal que milita no Campeonato Nacional da I Divisão Masculina. Foi também treinador principal da equipa sénior masculina do Clube de Basquete de Viana que subiu para o Campeonato Nacional da I Divisão Masculina em 2020, contando já com 11 épocas como treinador do Clube de Basquete de Viana.

O Atleta Revelação do Ano – Masculino é Tomás Silva, do futebol, que representou o Sporting Clube de Portugal em 2021, tendo sido Campeão Nacional da I Liga, foi atleta internacional, tendo integrado a seleção Sub20.

A Atleta Revelação do Ano – Feminino foi Marta Lisboeta Araújo, doClube de Atletismo Olímpico Vianense, que foi Campeã Nacional Salto em Comprimento Sub-18 e Sub-20, Campeã Nacional no Heptatlo Sub-18, Recordista Regional Absoluta de Salto em Altura e Salto em Comprimento e Recordista Regional Sub-18 em 100m barreiras e Heptatlo.

O Dirigente do Ano escolhido pelo júri foi Rogério Martins, do futsal do Santa Luzia Futebol Clube. É Presidente da Direção do Santa Luzia Futebol Clube desde 2009, clube que participa, pelo décimo ano consecutivo, no Campeonato Nacional de Futsal Feminino, sendo um dos poucos clubes totalistas com presenças em todas as edições desta competição.

Como Equipa do Ano foi selecionada a equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana, que,a época 2020/2021, se sagrou Campeã Nacional da 3.ª divisão Todos as atletas foram formadas no Clube, com a inclusão de jogadoras de escalões de formação na equipa sénior.

Já como Associação Desportiva/Clube do Ano foi distinguido o Darque Kayak Clube, fundado em 1994, que conta com 80 atletas federados. Os seus atletas competem em todos os escalões etários no âmbito distrital, nacional e internacional, em provas das mais diversas disciplinas da modalidade de Canoagem.

A Gala do Desporto de Viana do Castelo é um evento anual organizado pelo Município que visa distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que durante a época desportiva mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.