Câmara Municipal apresentou candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023

Fev 9, 2022 | Sem categoria

A Câmara Municipal formalizou, a 7 de outubro de 2019, a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto 2023. O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, reuniram com o Presidente da ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, para definir a intenção de candidatura por parte do Município vianense.

Viana do Castelo assume-se como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis. O concelho apresenta-se como local privilegiado para a prática de diversas modalidades, desde desporto de natureza, passando pelos desportos náuticos e desporto indoor.

Recorde-se que o desporto tem sido uma forte aposta do executivo, que tem promovido o desenvolvimento de Viana do Castelo enquanto Cidade Náutica do Atlântico. Para tal, o projeto do Centro de Mar aposta no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos e no reforço da posição de Viana do Castelo como uma cidade marítima.

Esta aposta integrou a construção do Centro de Remo, Centro de Vela, Centro de Canoagem e Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf, centros desportivos de excelência onde diariamente é promovido o projeto escolar Náutica nas Escolas, através do qual milhares de estudantes vianenses contactam com o rio, mar e desportos náuticos. Incluiu ainda a criação de um Centro Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar no navio Gil Eannes.

Ao longo do ano letivo 2019/2020, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atingiu milhares de alunos nos quatro projetos educativos criado para incentivar a prática de Desporto: a Patinagem no Pré-Escolar, a Natação para estudantes do 1º Ciclo do Ensino Básico, a Náutica nas Escolas para o 2.º e 3.º ciclos e o Atletismo nas Escolas.