Viana do Castelo prepara-se para ser Cidade Europeia do Desporto em 2023. O anúncio foi feito pelo Presidente da ACES PORTUGAL – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos, que reconheceu o mérito e as potencialidades da candidatura vianense, durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto, que aconteceu a 14 de novembro de 2020, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
Nuno Santos referiu que “Viana do Castelo cumpriu com todos os requisitos até agora. Passou o requisito do questionário e estou aqui para oficializar que Viana do Castelo, pelo trabalho que tem feito até ao dia de hoje e por tudo o que já está planeado, é candidata oficial a Cidade Europeia do Desporto em 2023”.
O edil vianense, José Maria Costa, explicou que a 7 de outubro de 2019 manifestaram intenção de apresentar esta candidatura tendo em conta que Viana do Castelo “é um concelho que respira desporto”.
“Assumo o privilégio de liderar um território apaixonado pelo desporto, que promove inúmeras atividades ao longo de todo o ano. Por isso, foi com entusiasmo, mas naturalidade, que iniciamos este desafio de nos candidatarmos a Cidade Europeia do Desporto 2023. Esta é uma candidatura das pessoas e para as pessoas de Viana do Castelo”, realçou o autarca.
“Os vianenses sabem que este é um concelho saudável, que conta com atletas de excelência e coletividades que dão o melhor de si dia após dia. Orgulhamo-nos de ser um concelho amante de desporto, que tem milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades, com o incentivo e apoio de clubes e associações de excelência”, declarou ainda o edil.
Já o Vereador do Desporto, Vítor Lemos, disse que, após observarem as outras candidaturas vencedoras a nível nacional, “mais convictos ficamos de que seria possível a Viana do Castelo candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto”, destacando a existência de uma “grande família desportiva composta por atletas, dirigentes, treinadores, ‘sponsors’ que, de forma abnegada, se tem dedicado ao desenvolvimento do desporto em Viana do Castelo”.
Assinalou o “crescimento notável da prática desportiva em Viana do Castelo nos últimos anos”, que conta atualmente com “mais de 70 clubes, mais de 40 modalidades oficialmente praticadas, mais de 160 equipas federadas” que levam a que nos desportos coletivos ou individuais “tenhamos mais de 5.000 atletas federados, que utilizam no seu trabalho diário 200 espaços desportivos, dos quais 25 municipais, que garantem mais de meio milhão de utilizações por ano”.
A candidatura reflete a aposta que o Município de Viana do Castelo tem vindo a fazer na promoção da atividade física e da prática desportiva formal ou informal, incutindo estilos e hábitos de vida saudáveis aos munícipes.