Autarca de Viana do Castelo na Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou recentemente presença na Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que aconteceu no município de Cuba. O edil vianense, recorde-se, preside à Assembleia Intermunicipal da RPMS.
O encontro serviu para debater propostas de adesão de novos municípios à Rede Portuguesa, que já conta com mais de uma centena de membros, e para discutir o Plano de Atividades e Orçamento para 2022. Ficou ainda definido que a próxima assembleia da RPMS acontecerá em Viana do Castelo.
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.
Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede desenvolve a sua intervenção tendo por base as seguintes linhas orientadoras: apoiar e promover a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde; promover e intensificar a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a Rede e entre as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Movimento Cidades Saudáveis nasceu da constatação de que a saúde das pessoas que vivem nas cidades é fortemente condicionada pelas suas condições de vida e de trabalho, pelo ambiente físico e socioeconómico e pela qualidade e acessibilidade dos serviços de saúde.
O projeto Cidades Saudáveis incute uma mudança na forma como os indivíduos, as comunidades, as organizações de voluntariado e o poder local pensam, compreendem e tomam decisões sobre a saúde.
Este movimento representa um mecanismo para promover o compromisso e a inovação e é uma fonte de valiosa peritagem, legitimidade e aprendizagem contínua.