120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello celebrados no Mosteiro de São João de Cabanas
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta sexta-feira presença na cerimónia comemorativa dos 120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello, que aconteceu no Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife.
A sessão decorreu no interior da Igreja do Mosteiro de São João de Cabanas, cuja reabilitação a Câmara Municipal apoiou no âmbito do programa Valorizar o Património – 3ª fase em 35 mil euros. A cerimónia foi apresentada pela neta do poeta, Rita Homem de Melo, que considerou que unir “fado, folclore e poesia” seria “a melhor forma de homenagear Pedro Homem de Mello”.
Durante a cerimónia, o autarca considerou que Pedro Homem de Mello “teve uma grande responsabilidade no facto de Viana do Castelo ser hoje o berço da enorme riqueza cultural, etnográfica e patrimonial do Minho”.
Luís Nobre referiu que o poeta foi “um visionário” que deixou um legado de “poemas intemporais, intergeracionais, mobilizadores, que perduram no tempo”, já que o mesmo era alguém que teve a “capacidade de envolver, motivar e incentivar a preservar a nossa cultura”.
Durante a cerimónia, foi apresentada publicamente a obra completa de Pedro Homem de Mello, Poemas, 1934-1961, Vol.1, numa comemoração que integrou palestra, poesia e folclore.
Pedro Homem de Mello, poeta e folclorista, nasceu há 120 anos. Formou-se em Direito, advogou, foi magistrado e professor liceal. Foi também autor premiado, vindo a tornar-se especialista do cantar popular, com reconhecimento enquanto dedicado folclorista.
Entre 1934 e 1983, publicou 29 livros de poesia (incluindo duas antologias) e três obras sobre danças e cantares populares (principalmente do Noroeste de Portugal). Alguns dos seus poemas foram adaptados para fados cantados por Amália Rodrigues. Foi um apaixonado por Viana do Castelo e eternizou “Havemos de ir a Viana” e “A Minha Terra é Viana”, entre muito mais.
Recorde-se que, recentemente, o projeto de reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, que pertenceu à família de Pedro Homem de Mello, recebeu uma Menção Honrosa no European Architecture Prize Philippe Rotthier 2024.
O projeto estará patente numa exposição em Bruxelas (26 de outubro a 10 de novembro) e Bruges (7 de setembro a 4 de novembro), numa mostra que integrará a publicação com todos os trabalhos premiados e nomeados para o prémio. Entre os cerca de 200 projetos candidatos, o projeto de reabilitação do Mosteiro de Cabanas foi o único português entre os laureados.