Página Inicial > Áreas de Ação > Voluntariado > Voluntariado...Empresarial

Voluntariado Empresarial

Concebido pelo Município de Viana do Castelo, sob o lema “Quem ama cuida”, o projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” pretende ser um instrumento facilitador do exercício da responsabilidade social das empresas do concelho de Viana do Castelo. Ao favorecer a convergência entre o setor público, privado e solidário, o Município de Viana do Castelo visa obter um território coeso, inclusivo e saudável.

O que é

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” constitui um espaço de aproximação entre as competências das empresas e as necessidades/problemas existentes e emergentes na comunidade em que estas se inserem.

Missão, visão e objetivos

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” tem como Missão aproximar as competências das empresas e as necessidades/problemas existentes na comunidade em que estas se inserem, facilitando o exercício da responsabilidade social e da cidadania ativa, contribuindo para o desenvolvimento equitativo, participado e sustentável e para a coesão social.

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” tem como visão criar uma rede de voluntariado empresarial no concelho de Viana do Castelo.

Assim, o projeto pretende alcançar os seguintes objetivos:

a) Promover a prática de voluntariado empresarial;

b) Mediar a articulação entre as oportunidades de intervenção e as competências das empresas;

c) Responder às principais necessidades de apoio das instituições e causas sociais selecionadas.

Funcionamento

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” funciona como uma estrutura de mediação entre as necessidades e as causas sociais proeminentes no concelho e as competências das empresas.

O Município de Viana do Castelo analisa as necessidades das instituições e os recursos que as empresas pretendem disponibilizar e elabora os protocolos que estabelecem os termos de cooperação entre estes dois intervenientes. Estes documentos são formalizados, entre as partes, numa sessão pública.

As empresas aderentes ao projeto podem colaborar através de:

  • Apoio regular – consiste no apoio prestado pelas empresas no âmbito da sua área de atividade e das competências dos seus colaboradores com uma periodicidade previamente estabelecida entre a instituição e a empresa.
  • Apoio pontual – consiste no apoio esporádico prestado pelas empresas, ou seja, é a intervenção pontual da empresa a favor de uma instituição. Este apoio pontual poderá revestir-se das características de uma ação de outdoor solidário, na qual os voluntários realizam tarefas que não fazem habitualmente no seu quotidiano, articulando-se com trabalhadores de diversos níveis hierárquicos e departamentos.

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” encontra-se em constante evolução, aberto à adesão de novas empresas e disponível para promover novas sinergias em prol de instituições e causas sociais.

Atividades desenvolvidas

O projeto “Cidadania e Voluntariado Empresarial” encontra-se em funcionamento desde 2012, verificando-se um aumento das empresas aderentes e dos protocolos de cooperação estabelecidos. Concretamente, em 2012, aderiram 27 empresas e foram assinados 70 protocolos de cooperação com a duração de um ano. Em 2014, foram 45 as empresas que se juntaram a esta iniciativa e densificaram a ação voluntária com a assinatura de 117 protocolos.

Das várias ações de voluntariado empresarial, de carácter regular, em curso podem-se destacar as realizadas pelos colaboradores: 

i) das clínicas dentárias e oftalmológicas, na realização de rastreios e tratamentos às crianças e jovens institucionalizados;

ii) das empresas da área de informática, na manutenção dos equipamentos e atualização de software;

iii) dos ginásios, na dinamização de atividades físicas (em contexto de ginásio) dirigida às populações específicas quer da área do acolhimento de crianças e jovens quer da área da deficiência;

iv) das pastelarias, que elaboraram bolos de aniversário personalizados, e dos cabeleireiros, que realizaram cortes de cabelo para todas as crianças e jovens institucionalizadas;

v) das empresas da área de reabilitação, que realizam visitas semanais a idosos no seu domicílio, estimulando a sua mobilidade; vi) das empresas do ramo automóvel, que oferecem condições especiais na manutenção da frota das instituições;

vi) e da Rádio Alto Minho, que possibilita a participação das crianças e jovens institucionalizados na apresentação de um programa de rádio, com respetiva visita.

No âmbito do voluntariado pontual importa referir a ação de Outdoor Solidário, que decorreu nos dias 3 a 6 de dezembro de 2012, e que consistiu na remodelação/beneficiação de espaços em 2 instituições de acolhimento de crianças e jovens: o Berço de Nª. Srª. das Necessidades e o Lar de Stª. Teresa.

Esta ação contou com a adesão de 26 empresas: 21 empresas cederam o material (12 material de decoração e 9 material de pintura) e 5 empresas cederam a mão-de-obra, e participaram:

  • no Berço de Nª. Srª. das Necessidades: 16 colaboradores por dia, todos eles da Câmara Municipal de Viana do Castelo;
  • no Lar de Stª. Teresa: 28 colaboradores por dia (12 Browning, 3 Sanitop, 3 Painhas, 3 Lacoviana, 4 Casaviana e 3 da Câmara Municipal).

Esta iniciativa encontra-se, entre a mão-de-obra e materiais disponibilizados, avaliada em 20.000€, aproximadamente.