Página Inicial > Áreas de Ação > Veterinário...Municipal

Veterinário Municipal

Suspensão temporária da Vacinação Anti-Rábica e Identificação Eletrónica de animais de companhia

A Campanha de Vacinação Anti-Rábica e Identificação Eletrónica de animais de companhia (CVARIE), da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, terminou a 31 de dezembro de 2019.

De momento, as Autarquias e respetivos Médicos Veterinários Municipais aguardam novo Despacho da DGAV com a definição das regras e procedimentos para o ano 2020.

Assim, a Câmara Municipal de Viana do Castelo obriga-se a suspender temporariamente as ações de Vacinação Anti-Rábica e Identificação Eletrónica.

A suspensão entrou em vigor a 02 de janeiro e manter-se-á até à publicação do Despacho Regulamentar.

______________________________________________________________________________

O Veterinário Municipal é a autoridade sanitária veterinária concelhia ao qual, de entre outras funções, compete prevenir e corrigir fatores ou situações suscetíveis de causarem prejuízos graves à saúde pública, bem como situações relativas à garantia de salubridade dos produtos de origem animal. 

Serviços no âmbito do Médico Veterinário Municipal

Serviço de Profilaxia da Raiva e Identificação Eletrónica

A Médica Veterinária Municipal procede à vacinação contra a raiva e identificação de cães e gatos no âmbito das Campanhas de Vacinação Anti-rábica e Controlo de Outras Zoonoses e de Identificação Electrónica, do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

A campanha de vacinação nas freguesias do concelho de Viana do Castelo acontece em datas definidas consoante informação da DGAV. Estas indicações tornam-se públicas por meio de editais afixados em lugares públicos, como as sedes das Juntas de Freguesia.

A vacinação anti-rábica é feita em cães com mais de 3 meses de idade e obrigatória por lei.
A vacinação dos gatos processa-se em regime de voluntariado.

O sistema de identificação eletrónica (microchip) é colocado em cães e/ou gatos a partir dos 3 meses de idade e obrigatório por lei.

Fora dos meses da campanha, poderá vacinar o seu animal no gabinete da Médica Veterinária do Município, junto à Praia Norte, na Avenida de Cabo Verde.

VER EDITAL E CALENDÁRIO

Horário
Quarta-feira 14h30 às 17h00

Serviço de Recolha de Animais - Animais Alojados

Infelizmente, todos os dias surgem novos casos de maus tratos e abandono de animais.

A Câmara Municipal do Viana do Castelo trabalha em parceria com o Canil Intermunicipal, que tem uma equipa de colaboradores especializados na recolha, alojamento e acompanhamento de animais abandonados.

Os animais errantes provêm de todo o concelho e são recolhidos nas instalações do canil intermunicipal, onde permanecem durante 15 dias úteis a aguardar o seu proprietário.

Após este período e após avaliação veterinária podem ser seleccionados para adopção.

Se procura um cão ou gato para adopção visite o Canil Intermunicipal do Alto Minho ou www.novo.pet.

A adopção implica assinatura de um termo de responsabilidade e o pagamento de uma taxa de adopção.

Para mais informações sobre o processo de adopção contacte o serviço.

Novopet

Serviço de Inspeção Sanitária

Inspeção e controlo higio-sanitário das instalações para alojamento de animais e dos produtos de origem animal, dos estabelecimentos comerciais, industriais e de venda ambulante, onde se manipulam produtos de origem animal e seus derivados, com emissão de parecer.
Colaboração da Autoridade de Saúde de Viana do Castelo.

Contactos:

Passeio das Mordomas da Romaria
4904-877 Viana do Castelo

Telefefone: 258809300/377
Telemovel: 961331734
Email: veterinaria@cm-viana-castelo.pt

LIGAÇÕES ÚTEIS

Canil Intermunicipal do Alto Minho

Novopet