Página Inicial > Autarquia > Sistema de...Qualidade (SGQ)

Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) desde 2005, obtendo por parte da APCER, em inícios de 2006, a certificação tendo como referencial a NP EN ISO 9001:2000.

Em 2006, faziam parte do âmbito da certificação os serviços prestados pela Divisão Administrativa e pela Divisão de Licenciamento de Obras Particulares no entanto, este Município continuou a investir no principal projeto de modernização administrativa, alargando o âmbito de certificação em 2009 ao Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação.

O SGQ do Município acompanhou as revisões/atualizações na área de Gestão da Qualidade e, em finais de 2009, procedeu à transição para a norma ISO 9001:2008.

Depois do sucesso evidenciado, através da melhoria contínua dos serviços certificados, a CMVTC almejou alargar o âmbito do SGQ para incluir todas as divisões do Departamento de Administração Geral e do Departamento de Ordenamento do Território e Ambiente e, até 2013, ampliou o seu SGQ à Divisão Jurídica, Divisão Financeira e de Desenvolvimento Económico, Divisão de Gestão Urbanística e à Secção de Arquivo. Em 2015, o Município decidiu avançar com a extensão do certificado, ao mais recente serviço prestado por esta edilidade, o Serviço de Atendimento ao Munícipe, que até à data tem cumprido as necessidades e expectativas dos munícipes, através de um atendimento rápido, eficaz e organizado.

A extensão da certificação a outros serviços/processos prossegue e, está neste momento em curso o planeamento das ações necessárias ao desenvolvimento do SGQ nos serviços da Divisão de Recursos Naturais, enquadrando assim, todo o Departamento de Ordenamento do Território e Ambiente neste projeto.