A religião é algo que move milhões de pessoas por todo o mundo. Desde sempre a região do norte de Portugal se caraterizou por uma comunidade extremamente ligada à religião, mais concretamente ao Cristianismo. Por esta razão, estão localizados acima do rio Douro, vários elementos de elevado caráter arquitetónico, ligados à fé cristã. No caso mais concreto de Viana do Castelo, cidade localizada no Alto Minho, a existência de igrejas e santuários é um marco assinalável.
Este roteiro tem a duração aproximada de 1h30min. e deve ser feito a pé ou de bicicleta, de forma a facilitar o acesso a diversos locais, evitando problemas de estacionamento.
Início do itinerário será na Praça da Liberdade, praça emblemática da cidade de Viana do Castelo. A partir daqui, seguimos pela esquerda, sempre com o Rio Lima ao nosso lado, passando pelo monumental Navio Hospital Gil Eannes. Adiante temos do nosso lado direito, a primeira capela deste roteiro, a capela de Nª Sra. das Candeias. Este pequeno edifício, remonta ao século XVII, é dedicado ao patrono dos alfaiates e apresenta traços manuelinos. Após esta primeira paragem, seguimos pela Avenida João Alves Cerqueira, em direção a uma das mais emblemáticas igrejas de Viana do Castelo. Esta situa-se no Campo da Agonia, um espaço amplo onde se pode disfrutar de toda a grandeza deste monumento: Igreja de Nª Sra. d’Agonia.
![]() Igreja de Nª Srª d'Agonia |
Este edifício, datado do século XVIII, reproduz nos sete altares os passos da via-sacra que lhe deu origem, mantendo a torre traseira deslocada do corpo do edifício para não impedir as voltas da romagem. É aqui que, na semana das Festas d’Agonia, acudem milhares de turistas, para assistir à procissão. Após esta visita, seguimos o caminho em direção ao Largo de S. Domingos, local onde está a Igreja de S. Domingos (Igreja Paroquial de Monserrate).
Igreja de S. Domingos |
Este monumento, de elevado valor arquitetónico, provém do século XV, tendo origem no convento de Sta. Cruz, fundado pelo Dominicano D. Frei Bartolomeu dos Mártires, o Arcebispo Santo. Terminada a visita a este local, seguimos pela rua Manuel Espregueira, subindo na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, em direção à Praça da República. A partir daqui segue-se pela Rua Sacadura Cabral, uma rua pedonal e comercial que inicialmente é larga e que vai estreitando. Adiante, deparamo-nos com um templo de elevado valor arquitetónico, a Sé Catedral (Igreja Matriz). Este templo, classificado como imóvel de interesse público, data do século XV e apresenta características do românico em transição para o gótico.
![]() Sé Catedral |
Depois desta visita, podemos seguir pela rua de S. Pedro. Antes de seguir pela rua dos Caleiros, observe à sua esquerda a Capela das Malheiras, um dos melhores exemplares da arquitetura rococó portuguesa (século XVIII).
![]() Capela das Malheiras |
Seguindo até ao fim da rua dos Caleiros, visualizamos desde logo a Igreja das Almas, primeira Igreja Matriz de Viana, edifício construído no século XIII. Esta denominação deve-se ao facto de ser aqui que eram enterradas as pessoas desde o tempo de D. Afonso III até finais do século XIX.
![]() Igreja das Almas |
Concluída aqui a visita, começamo-nos a dirigir em direção ao templo mais carismático da cidade, o Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus, também conhecido por Basílica de Santa Luzia. Para que o turista/visitante tenha uma perceção da beleza da cidade, que agrega 3 elementos naturais (mar, rio e montanha), compilando desta forma uma imagem única no mundo, deve subir o monte de Santa Luzia através do funicular com o mesmo nome. O preço é de 3€ (ida e volta). Quando chegamos ao topo, temos de um lado o majestoso templo, edifício do século XX, do outro, uma paisagem caracterizada por uma beleza extraordinária. Chegamos ao fim do percurso.
![]() Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus (Santa Luzia) |
Ficheiro KML
Para visualizar este ficheiro deverá ter instalado o Google Earth. Para instalar clique aqui